TURISMO. A Rota do Românico estabeleceu uma parceria com o operador Lusanova que possibilita um novo programa turístico, Douro Fantástico, de quatro dias, com partida de Lisboa, Coimbra e Porto, a 18 de agosto.
O Centro de Interpretação do Românico, os Mosteiros de Travanca, Paço de Sousa e Cête fazem parte do itinerário de visitas, que inclui ainda o centro histórico de Amarante, a Fundação Eça de Queiroz, o Museu Carmen Miranda, entre outros pontos de interesse.
Partida de Lisboa por Coimbra para a cidade do Porto. Panorâmica com perspetiva de Gaia e do Douro. Almoço.
De tarde, partida por Penafiel para Amarante, a cidade princesa do Tâmega. Visita do conjunto monumental constituído pela Igreja e Ponte de São Gonçalo.
Restante tempo livre para desfrutar da beleza desta cidade e degustar os tão apreciados doces regionais, como as brisas, foguetes, lérias, São Gonçalos ou mesmo os mais brejeiros quilhões, entre outros. Jantar e alojamento.
PROGRAMA
Lisboa / Porto / Amarante
Amarante
- Partida de Lisboa por Coimbra para a cidade do Porto. Panorâmica com perspetiva de Gaia e do Douro. Almoço.
- De tarde, partida por Penafiel para Amarante, a cidade princesa do Tâmega. Visita do conjunto monumental constituído pela Igreja e Ponte de São Gonçalo.
- Restante tempo livre para desfrutar da beleza desta cidade e degustar os tão apreciados doces regionais, como as brisas, foguetes, lérias, São Gonçalos ou mesmo os mais brejeiros quilhões, entre outros. Jantar e alojamento.
Centro de Interpretação do Românico
Lousada
- Pequeno-almoço.
- Dia dedicado à Rota do Românico. Partida para Lousada. Visita ao Centro de Interpretação do Românico, um espaço expositivo de divulgação do património histórico-cultural que se distingue pelo arrojo da sua arquitectura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interactivas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos.
Mosteiro do Salvador de Travanca/Amarante
- Igreja monástica de invulgares dimensões, ornamentação escultórica e extraordinária torre que a ladeia. Travanca constituiu, na Idade Média um dos principais mosteiros masculinos do Entre-Douro-e-Minho.
Saída para Felgueiras. Almoço.
Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa/Penafiel
- O Mosteiro de Paço de Sousa está ligado à família dos Ribadouro da qual provém Egas Moniz, famoso tutor do rei D. Afonso Henriques.
- Em 1106, Egas Moniz lega ao mosteiro metade da sua fortuna, com a indicação de ali ser sepultado. A sua arca tumular constitui uma das mais belas peças da escultura românica nacional.
Mosteiro de São Pedro de Cête/Paredes
- A fundação do Mosteiro de Cête, segundo a tradição, é atribuída a D. Gonçalo Oveques e remonta ao século X.
- Apesar da reforma da época gótica, é um testemunho da longa aceitação dos padrões românicos. No claustro, merecem destaque algumas bem conservadas arcas tumulares de cavaleiros nobres.
- Regresso a Amarante. Jantar e alojamento.
Fundação Eça de Queiroz/Baião
- Pequeno-almoço.
- Partida, contemplando a paisagem proporcionada pela serra da Aboboreira até a chegada a Mesão Frio, vila que em si é um miradouro para o rio Douro. Paragem para fotos.
- Continuação acompanhando o vale do rio pela panorâmica EN108, para visita à emblemática Casa de Tormes pertencente à Fundação Eça de Queiroz, onde o escritor redigiu algumas das suas obras reunindo um extraordinário espólio e inúmeras curiosidades.
Saída para Baião. Almoço.
- De tarde, partida novamente para o vale do rio Douro, na presença de paisagens únicas por Pala, Porto Manso, Cinfães, barragem de Carrapatelo com paragem para fotos e continuação para Marco de Canaveses.
Museu Carmen Miranda/Marco de Canaveses
- O museu municipal de Marco de Canaveses é dedicado à evocação da obra da cantora e atriz Carmen Miranda (1909-1955), reconhecida internacionalmente.
- Regresso a Amarante. Jantar e alojamento.
Amarante / Favaios / Lisboa
- Pequeno-almoço.
- Partida para Vila Real. Tempo para visita e compras de produtos regionais como a louça de barro de Bisalhães, uma excelente recordação local ou os doces regionais como as “Cristas de Galo”, “Cavacórios” ou “Pitos de Sta. Luzia”.
- Continuação por entre as vinhas do Douro por Alijó e São Mamede de Ribatua para visita ao miradouro do Ujo, numa arrojada infraestrutura que permite uma paisagem de cortar a respiração.
- Chegada a Favaios para visita a quinta do Douro, de modo a conhecer mais sobre a produção vinícola da região com prova.
- Almoço.
- De tarde, partida, atravessando o vale do rio Douro com os tradicionais apontamentos da paisagem vinhateira.
Preço por pessoa: desde 575€
- Partida de Lisboa, Coimbra e Porto: 18 de agosto
- Horários (comparência 15 minutos antes)
- 08h00 – Lisboa – Lusanova
- 10h45 – Coimbra – Hotel Vila Galé Coimbra
- 12h15 – Porto – Hotel Vila Galé Porto