REVIVALISMO. O Arquinho Comércio Vivo vai levar a cabo a organização da X Feira à Moda Antiga de 28 a 30 de junho. Moradores e comerciantes da zona são apoiados na organização pela União de Freguesias de Amarante, da Câmara e da Associação Empresarial de Amarante.
A Feira à Moda Antiga é, no dizer da Arquinho Comércio Vivo, um convite para regresso aos anos 30, do Séc. XX, em que se pretende a recriação do ambiente daquela época através do comércio, dos ofícios, dos sabores, das artes, em que não faltarão os carros antigos, uma charrete e também muita animação. “Reviver histórias e tradições é o plano, e para isso toda a baixa da cidade de Amarante estará engalanada para receber os ‘viajantes no tempo’ e durante três viver a magia de um regresso ao passado”.
O intuito da feira, explicam, é “desde o seu início impulsionar o comércio e o turismo numa das zonas
nobres da cidade, para atrair pessoas, mostrar o que temos de melhor e deixar-lhes a vontade de
regressar”.
A feira que terá o seu início no dia 28 pelas 17.30 horas, tem um programa diversificado que promete
surpreender. “Teremos os tradicionais bombos, cantares aos desafios, as violas amarantinas, grupos de música popular, tunas, ranchos folclóricos, concertinas, fado e até poesia, pois no sábado, dia 29, a Stay To Talk, tem um passeio literário com Teixeira de Pascoaes, intitulado por “Rostos Refletidos de Teixeira de Pascoaes”, que estará inserido na nossa programação”.
Na feira é, também, esperada a presença de artesãos de Amarante que divulgarão o seu trabalho, com especial destaque para o Oleiro de Gondar, que estará presente com o seu torno e a fazer as suas peças na feira.
Este ano também os escuteiros e a Cruz Vermelha entram na equação da Feira. O objetivo é “envolver toda a comunidade” designadamente através dos concursos de montras, casa melhor decorada, melhor “feirante”, e melhores traje masculino e feminino. “Sim, porque todos os anos somos surpreendidos com o requinte dos trajes, tanto dos nossos comerciantes, como dos visitantes”, justifica a Arquinho Comércio Vivo.
A feira como habitualmente irá decorrer nas ruas António Carneiro, Olivença, 31 de Janeiro, Largo Conselheiro António Cândido, avenidas Alexandre Herculano e Avenida Beira Rio e travessa Jornal
Flor do Tâmega .