OBRAS. A Estrada Municipal (EM) 569, na freguesia de Banho e Carvalhosa, Marco de Canaveses, vai ser reabilitada por obras no valor 193 mil euros. O auto de consignação dos trabalhos a realizar foi esta manhã assinado às portas da Junta local.
Com um prazo de execução de um ano, a empreitada, além de criar melhores condições de circulação ao longo de 1.833 metros do arruamento, também vai ser “via” para a expansão das redes de abastecimento de água e redes de saneamento.
Deste modo, serão criadas as condições para que as 67 habitações que ladeiam a EM 569, se possam ligar às redes básicas de água e saneamento. “A rede de distribuição de água terá o seu início no entroncamento da Estrada Municipal 569 com a Rua Vale da Estrada, na conduta de distribuição afeta ao reservatório de Vila Caiz, do concelho de Amarante, que pertence à empresa Águas do Norte e terminará na rotunda próxima à Junta de Freguesia de Banho e Carvalhosa”, explica Cristina Vieira, presidente da Câmara do Marco de Canaveses.
A empreitada prevê ainda a instalação da rede de drenagem de águas pluviais. Será igualmente executada a Estação Elevatória de águas residuais e respetiva Conduta Elevatória. Ou seja, esta empreitada prevê a conclusão da execução dos trabalhos já iniciados numa primeira fase que tiveram um custo próximo dos 527 mil euros. No total, o investimento ascende a 1,320 milhões.
Em fase de obra, na freguesia de Banho e Carvalhosa também está a construção de um “novo” reservatório de água com capacidade para 200 m3 que irá permitir servir a rede pública de abastecimento já construída e que agora será construída. “Vai permitir no total que 118 casas [cerca de 350 habitantes] se liguem à rede pública de água, assim como eliminar um conjunto de captações próprias”, refere a autarca.
Na ocasião, Cristina Vieira lembrou que “ainda recentemente o Município aprovou as Propostas de Adjudicação e os Contratos de quatro obras em mais 2 milhões de euros para levar água pública a mais 1.243 marcuenses e saneamento a 85, obras que vão decorrer em Alpendorada, Várzea e Torrão, Avessadas e Rosém, Bem Viver, Marco, Tabuado, Santo Isidoro e Livração e Soalhães”, concluiu.