Reparação de estrada leva água e saneamento a Banho e Carvalhosa 

OBRAS. A Estrada Municipal (EM) 569, na freguesia de Banho e Carvalhosa, Marco de Canaveses, vai ser reabilitada por obras no valor 193 mil euros. O auto de consignação dos trabalhos a realizar foi esta manhã assinado às portas da Junta local. 

Com um prazo de execução de um ano, a empreitada, além de criar melhores condições de circulação ao longo de 1.833 metros do arruamento, também vai ser “via” para a expansão das redes de abastecimento de água e redes de saneamento.

Deste modo, serão criadas as condições para que as 67 habitações que ladeiam a EM 569, se possam ligar às redes básicas de água e saneamento. “A rede de distribuição de água terá o seu início no entroncamento da Estrada Municipal 569 com a Rua Vale da Estrada, na conduta de distribuição afeta ao reservatório de Vila Caiz, do concelho de Amarante, que pertence à empresa Águas do Norte e terminará na rotunda próxima à  Junta de Freguesia de Banho e Carvalhosa”, explica Cristina Vieira, presidente da Câmara do Marco de Canaveses.

A empreitada prevê ainda a instalação da rede de drenagem de águas pluviais. Será igualmente executada a Estação Elevatória de águas residuais e respetiva Conduta Elevatória. Ou seja, esta empreitada prevê a conclusão da execução dos trabalhos já iniciados numa primeira fase que tiveram um custo próximo dos 527 mil euros. No total, o investimento ascende a 1,320 milhões.

Estrada Municipal 569

Em fase de obra, na freguesia de Banho e Carvalhosa também está a construção de um “novo” reservatório de água com capacidade para 200 m3  que irá permitir servir a rede pública de abastecimento já construída e que agora será construída. “Vai permitir no total que 118 casas [cerca de 350 habitantes] se liguem à rede pública de água, assim como eliminar um conjunto de captações próprias”, refere a autarca. 

Na ocasião, Cristina Vieira lembrou que “ainda recentemente o Município aprovou as Propostas de Adjudicação e os Contratos de quatro obras em mais 2 milhões de euros para levar água pública a mais 1.243 marcuenses e saneamento a 85, obras que vão decorrer em Alpendorada, Várzea e Torrão, Avessadas e Rosém, Bem Viver, Marco, Tabuado, Santo Isidoro e Livração e Soalhães”, concluiu.

António Orlando

Next Post

Incêndio numa viatura cortou o Túnel do Marão no sentido Amarante-Vila Real

Qui Jun 27 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.