SAÚDE. Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) assegura permanência de 35 enfermeiros e 22 técnicos auxiliares de saúde, que tinham sido contratados para o plano de contingência do inverno anterior e que continuarão alocados aos serviços de Medicina Interna e Contingência do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Com esta medida, tomada em articulação com a tutela, “a capacidade de resposta mantém-se”, em dois dos serviços hospitalares com maior procura e volume de atendimento de utentes: a medicina interna, “uma das áreas com maior pressão assistencial, visto que é transversal a várias especialidades médicas e desenvolve atividade no serviço de urgência, internamento, hospital de dia e consulta externa”; e a contingência, que “trata de gerir, juntamente com o serviço de urgência, a pressão assistencial característica deste serviço, permitindo alargar a capacidade de resposta do hospital em períodos de maior procura”.

“Este reforço do quadro de pessoal, nomeadamente de enfermeiros e técnicos auxiliares, permite manter a resposta em serviços absolutamente estratégicos para a ULS. Aproximar e integrar cuidados de saúde implica investir em capacidade humana e foi com grande agrado que vimos a disponibilidade do Ministério da Saúde para responder a esta necessidade”, explica Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.
O plano de execução orçamental para o período 2024-2026 prevê a admissão de um total de 358 enfermeiros e 137 técnicos auxiliares de saúde, o que permitirá melhorar a capacidade assistencial e a resposta à população dos 11 concelhos abrangidos pela Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.