PATRIMÓNIO. Centro Interpretativo da Igreja de Veade, em Celorico de Basto, inaugurado no dia 14 de julho de 2024, explora os principais aspetos históricos, arquitetónicos e simbólicos da Igreja de Santa Maria de Veade, em Celorico de Basto.
Com o recurso a textos explicativos, esquemas gráficos e um documentário, a narrativa museográfica do Centro Interpretativo da Igreja de Veade aberto ao público, permite ao visitante conhecer, de uma maneira simples e direta, a cronologia da Igreja local, desde as suas origens até à atualidade, na qual integra o projeto turístico e cultural da Rota do Românico.

Localizado num edifício contíguo à igreja de Veade, neste Centro Interpretativo é possibilitada observação de 13 dos fragmentos românicos, com a sua icónica iconografia, que pertenceram ao portal principal e ao arco triunfal da primitiva Igreja de Veade, reedificada em 1732.
HISTÓRIA
Os primórdios da Igreja de Santa Maria de Veade remontam a um eremitério, ou a um pequeno mosteiro, que, no século XII, se encontrava ligado à linhagem dos Guedeões, “tenentes” ou “ricos-homens” de Basto. Prova disto é a inscrição situada na fachada norte da igreja, dedicada a D. Dórdia Gomes, uma rica-dona com fama de piedosa e que estará na origem dessa instituição religiosa.

Nos séculos XVII e XVIII, a Igreja de Veade foi profundamente intervencionada por iniciativa dos seus encomendadores, influentes senhores da Ordem de Malta.

Da fábrica românica, para além dos fragmentos citados, restam os portais laterais norte e sul da igreja, com ornamentação que a liga aos templos medievais das bacias do Tâmega e Douro.
HORÁRIO
- Quinta a domingo: 10h-13h e 14h-18h.
- Terça e quarta-feira: mediante marcação prévia (10 pessoas, no mínimo).
- Encerra à segunda-feira e nos dias 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.