MÚSICA. Organização do MIMO garante festival em Amarante em 2025. MIMO´25 vai realizar-se nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025. Regresso a Amarante ultrapassou todas as expectativas
Está confirmado: o MIMO AMARANTE está de regresso em 2025 e conta já com uma confirmação de peso: Fatoumata Diawara, a mítica artista do Mali, que era uma das cabeças de cartaz deste ano, mas que viu a sua chegada a Amarante inviabilizada devido à falha informática global.
Este ano, de regresso a Amarante foram mais de 250 artistas e músicos de oito países, em 57 atividades que agitaram a cidade amarantina durante os três dias de Festival, proporcionando “uma grande injeção financeira no comércio e na mão de obra de Amarante. Por todos esses motivos, voltaremos em 2025, cheios de energia, nos dias 18, 19 e 20 de julho ‘’ garante Lú Araújo, promotora do Festival.
Depois de uma interrupção ditada pelo COVID, este regresso a Amarante era aguardado por todos com enorme expetativa. Mas o festival e a cidade voltaram a deixar claro que existe uma química extraordinária, que transforma cada edição num momento irrepetível e inesquecível. E, se todas as edições foram especiais, é unânime que a edição deste ano foi ainda mais especial que todas as outras, com milhares e milhares e fãs a participar nas atividades e a contribuir para que cada concerto fosse um momento de celebração coletiva tão intensa que chega a ter contornos místicos.
“Ainda não há números oficiais, mas já é claro que nunca o festival tinha mobilizado uma multidão tão grande, com milhares de fãs a ocupar os espaços dos concertos, a provocar enchentes nas atividades e a garantir molduras humanas em todas as áreas envolventes, incluindo algumas dezenas de tendas que ocuparam as margens do rio”, refere em comunicado a organização do Festival Mimo.
Lu Araújo, fundadora e promotora do festival não esconde a felicidade e a satisfação com este regresso a casa: ‘’esta edição de regresso do MIMO a Amarante – cidade que eu amo – foi um sucesso absoluto”, começa por concluir.
“Muitos emigrantes e imigrantes, muitos visitantes vindos de outras regiões de Portugal, do Brasil e de África… e de vários outros países. E muitas crianças, jovens e pessoas idosas, provando que o MIMO é um festival família e de um ambiente pacífico”, realça a promotora brasileira.
O público lotou todos os espaços do festival, ao longo do dia, nas diferentes iniciativas, de noite nos espetáculos. “Foi lindo ver os concertos e atividades que propomos atraírem e contagiarem tanta audiência. Os festivaleiros encheram todas as áreas envolventes, ocuparam às margens do Tâmega, dando cor e dando uma extraordinária vida à cidade. Isso nos enche de orgulho”, admite a responsável.
SOBRE O MIMO AMARANTE 2024
De 19 a 21 de julho, em Amarante voltou a celebrar-se a cultura e a música do mundo, com uma programação inclusiva, diversificada e arrojada, dando a conhecer o que de melhor se faz na música atual, em Portugal e no mundo, entre nomes consagrados e novos talentos.
Foi mais um MIMO de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupou não só́ os palcos, mas toda a cidade, com concertos e atividades paralelas como palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema, cortejos, MIMO Bem-Estar e percursos sustentáveis. Amarante voltou a ser o centro do mundo da arte e da cultura – com aquele que é o maior festival de música gratuito – em mais uma edição inesquecível para o público, para os artistas e para quem faz o MIMO.