EMIGRAÇÃO. Acidente está a ser investigado pelas autoridades francesas.
Realiza-se amanhã às 18 horas, em Maureles, Marco de Canaveses, o funeral de uma menina de quatro anos, filha de emigrantes em França, que morreu afogada numa piscina particular, na passada quarta-feira, dia 24 de julho, em Cazals, nos arredores de Gourdon, região administrativa francesa da Provença- Alpes- Costa Azul.
A menina, Maria Leonor Ribeiro, tem raízes na localidade de Maureles, de onde é natural a progenitora Susana Ribeiro, mãe de três filhos e que agora perdeu a mais nova.
O corpo da pequena Leonor chega a Portugal na terça-feira, dia 31 de julho, realizando-se o funeral, ao final da tarde, no cemitério de Maureles.
A morte da criança terá ocorrido na piscina de uma moradia isolada na estrada de Salviac, em Cazals. Os bombeiros locais, na noite da passada quarta-feira, foram chamados “para tratar de um acidente aquático” ainda tentaram reanimá-la mas “as manobras de socorro não tiveram sucesso”, apurou o TTV.
A morte de Leonor causou uma onda de consternação em Maureles, a ponto da Casa da Cultura Popular de Maureles “em sinal de respeito” cancelou a arruada de bombos que tinha previsto para a noite de domingo na freguesia e colocou a meia haste a Bandeira do Centro Cultural e Recreativo de Maureles. “A nossa freguesia está cabisbaixa pela morte da nossa conterrânea”, admitiu fonte daquele Centro Cultural.