POLÍTICA. O executivo da Câmara de Baião deve aprovar na reunião de quarta-feira, 7 de agosto, uma proposta, da maioria socialista, que prevê a instalação de dois novos relvados sintéticos nos parques de jogos das Associações Desportivas de Baião e de Ancêde. O investimento ascende a mais de meio milhão de euros.
As obras na Associação Desportiva de Ancêde, terão um custo de cerca de 278 mil euros, e devem “começar já no início de setembro, prevendo-se que fiquem concluídas no início de outubro, aquando do arranque dos campeonatos de formação”.
Na Associação Desportiva de Baião, a intervenção terá um custo de cerca de 298 mil euros, e prevê-se que comece em meados de outubro, estando prevista a sua conclusão no final de novembro. “Estes prazos estão dependentes das condições atmosféricas”, ressalva a autarquia.
As empreitadas, com um custo global de 576 mil euros, serão pagas pelo orçamento camarário “mediante condições criadas pelo quadro comunitário PT 2030”. Isto é, “o financiamento será enquadrado através das propostas de apoio aos planos de atividades das respectivas associações para a época desportiva 2024/2025”, explica a autarquia baionense.
A realização das duas empreitadas será feita mediante um acordo de articulação entre as duas associações para que possam partilhar as instalações uma da outra no decorrer dos respetivos trabalhos de construção. “A razão da intervenção se iniciar primeiro em Ancêde tem a ver com o facto de a AD Baião não poder jogar em terra batida e, por isso, a AD Ancêde jogará em Baião durante as obras no seu recinto e vice-versa”, explica a Câmara.
As obras nos dois recintos serão desenvolvidas de modo a que obedeçam aos critérios de certificação segundo as regras da FIFA- Federação Internacional de Futebol Associado. A certificação “FIFA Quality” dos relvados artificiais impõe a garantia de que o campos de futebol proporcionem uma experiência de jogo segura e de alta qualidade, comparável à dos campos de relva natural”.
Refira-se que a realização destas empreitadas, no plano político, têm sido alvo de troca de argumentos entre a maioria socialista e a oposição minoritária do PSD.
Não sendo um compromisso eleitoral, havia o desejo de avançar assim que houvesse possibilidades de financiamento direto ou indireto, e agradeço a compreensão das direções de ambas as Associações Desportivas, porque sempre confiaram em nós e na nossa vontade, e perceberam a nossa perspetiva.
Paulo Pereira, Presidenta da Câmara Municipal de Baião
Morre, assim, o mito de que nunca iríamos ter relvado sintético. Agora temos de corresponder a este grande investimento que representa uma melhoria muito significativa nas condições que temos para os nossos atletas
Augusto Carlos Sousa, Presidente da Associação Desportiva de Ancêde
A obra uma vez concluída irá contribuir para a retenção dos nossos atletas, nomeadamente os jovens, e daremos continuidade ao trabalho de forma a aproveitar este investimento
Tiago Freitas, Presidente da Associação Desportiva de Baião