EMIGRAÇÃO. XII Encontro Concelhio de Emigrantes Baionenses foi o maior convívio de sempre
A Zona de Lazer de Ancede, acolheu no dia 13 de agosto, o XII Encontro Concelhio de Emigrantes Baionenses. Em número de presenças, foi o maior de sempre, contando com mais de 400 participantes.

Organizado pela Câmara Municipal de Baião, através do Gabinete de Apoio ao Emigrante, “revelou-se, mais uma vez, um encontro especial, evidenciando e fortalecendo os laços que unem os emigrantes e as suas origens”, adianta fonte autárquica.
O dia começou atividade religiosa, designadamente uma missa e uma Ação de Graças a Nossa Senhora de Fátima. A celebração foi seguida de um almoço, onde todos puderam desfrutar de momentos de convívio. Durante a tarde, a animação esteve a cargo do Grupo Musical Foles e Cantares, que levou os participantes a entrarem na dança e a divertirem-se em momentos memoráveis.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, também ele filho de emigrantes, depois de agradecer a presença de todos, apelou a que “continuem a sentir-se baionenses orgulhosos, da mesma forma que temos muito orgulho em todos vós. Continuem a espalhar a melhor imagem de Baião e de Portugal pelo mundo”, sublinhou.

O presidente da Câmara abordou alguns assuntos da atualidade local, esclarecendo que o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião, “ao contrário do que tem sido veiculado, continua em funcionamento, estando a ser alvo de ajustes, no quadro da reorganização da gestão do setor da saúde”. O autarca falou também da questão das superfícies comerciais, explicando que “a Câmara tem criado condições para atrair empresas para Baião, incluindo a isenção de derrama, que é um imposto sobre os lucros das empresas, mas não pode ser a autarquia a abrir espaços comerciais”, esclareceu. E a este propósito informou dos “contatos que tem havido no sentido da reabertura do Intermaché, eventualmente, ainda até ao final do ano”.
A responsável pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante de Baião, Ilda Borges, desejou uma boa estadia a todos os emigrantes reforçando a disponibilidade do Gabinete para os apoiar. “O Gabinete de Apoio ao Emigrante está sempre disponível para prestar e ajudar naquilo que vocês precisarem”, assegurou.