AMBIENTE. Escuteiros do Agrupamento 448 de Amarante realizaram vigilância contra incêndios na Serra do Marão
Os escuteiros do Agrupamento 448 de Amarante, em colaboração com o Município de Amarante, realizaram, à semelhança de anos anteriores, ações de vigilância e prevenção contra os fogos florestais na Serra do Marão.
No decorrer desta ação, iniciada a 17 de agosto e que terminou na sexta-feira, dia 30, os elementos do Agrupamento 448, acantonados na Colmeia do Marão (antiga escola primária), em Covelo do Monte, realizaram, a partir dali percursos pedonais diários por trilhos previamente definidos.
Durante as vigias pedonais todo o movimento humano foi devidamente registado para, em caso de sinistro, se proceder à identificação das pessoas presentes perto do local.
Em parceria com a Guarda Nacional Republicana foi ainda realizada uma visita ao Posto de Vigia da Senhora da Moreira.
“Este projeto decorre há 18 anos e é uma atividade de grande importância, quer pela sua função dissuasora, quer pelo apoio célere na deteção de focos de incêndio, o que permite encurtar a resposta de intervenção. De igual modo é importante para sensibilizar a população a não ter comportamentos de risco, nomeadamente na realização de queimas e queimadas na época de verão”, explicou fonte dos escuteiros.