FUTEBOL. Marcuenses jogaram grande parte da partida com menos um jogador e por duas vezes recuperou a igualdade para a desfazer nos penaltis
A AD Marco09 apurou-se para a segunda eliminatória da Taça de Portugal ao inicio da tarde deste domingo, 8 de setembro, ao eliminar o Leça FC.
O triunfo dos marcuenses foi arrancado no desempate das grandes penalidades após uma igualdade a 2 bolas. A formação de Marco de Canaveses, viveu um momento horribilis, nos últimos minutos da 1ª parte, ao ficar a perder por 1/0 num momento que acabara de ficar reduzido a dez jogadores devido a expulsão direta de Diogo Costa.
Depois, na segunda parte, a AD Marco09 conseguiu chegar ao empate por duas vezes (1-1; 2-2) pelo meio ainda desperdiçou uma grande penalidade que a ser concretizada seria 2-3 a escassos minutos do final da partida. Como o marcador se manteve em 2-2, após os 90 minutos regulamentares, o jogo foi para prolongamento.
Na meia hora de futebol suplementar o marcador manteve-se e a decisão da eliminatória acabaria por resvalar para a marcação de grandes penalidades. Aí emergiu Vítor São Bento. O guarda redes da AD Marco, contratado ao FC Felgueiras, defendeu dois penaltis.
Na série de penaltis do desempate da eliminatória, a AD Marco09 apenas falhou uma grande penalidade. O Leça desperdiçou três.
Estava dado o mote para a festa rija da formação marcuense, junto dos seus adeptos e em casa do adversário, por ter carimbado o passaporte para a segunda eliminatória da Taça de Portugal. Pelo caminho ficava o seu principal adversário no campeonato na luta pelo primeiro lugar da Série B do Campeonato de Portugal (CdP). Uma festa em tons encarnados no dia em que o concelho do Marco de Canaveses vive o seu feriado municipal.
Na 2ª Eliminatória a AD Marco09 vai receber o Elvas Clube Alentejano de Desportos
Sabíamos que ia ser um jogo difícil, dado o valor do Leça, mas ficou demonstrado o grupo que somos. Um grupo incrível de atitude e raça e estamos confiantes que mantivermos esta atitude ao longo da época vamos ser felizes outra vez
Joel Martins, médio da AD Marco09
Não basta ter qualidade e preciso ter alma, sermos equipa que fomos. Foi um excelente jogo, nem sempre bem jogado mas ambas as equipas mereciam seguir em frente. Ficamos muito cede o jogar com menos um elemento reduzidos a dez jogadores. A jogar com menos um elemento fomos sempre em busca do resultado. Fomos felizes mas também fizemos por isso e somos uns justo vencedores. Não podemos ficar agarrados a esta vitória. No futebol passa tudo muito rápido e há que começar a pensar no no Beira Mar, o nosso próximo adversário no campeonato”
Nuno Pedro treinador da AD Marco09