NATALIDADE. Uma mulher deu à luz uma menina “sem saber que estava grávida”, em Campelo, no concelho de Baião. O ‘insólito’ parto ocorreu no sábado, 21 de setembro, cerca das 21.30 horas, e foi assistido pelos Bombeiros Voluntários de Baião.

A equipa de emergência dos bombeiros, que assistiu ao parto, havia sido chamada, via 112, para prestar apoio a uma mulher, de 39 anos,…“com dores abdominais”. “Qual não foi o meu espanto, quando a porta do apartamento abre e vejo a mulher a levantar-se do chão e o bebé a cair-lhe pelas pernas abaixo”, relata Nuno Ribeiro, subchefe dos bombeiros de Baião.
“A senhora garantiu-nos que não sabia que estava grávida até porque embora desregulado, mantinha o ciclo menstrual. A única anormalidade que lhe é conhecida é um histórico de dores abdominais e renais”, refere o subchefes.
O responsável, ainda incrédulo com o episódio, recorda o momento com emoção: o meu colega [Ernesto Monteiro], ficou a estacionar a ambulância e eu fui na frente, com o equipamento para assistir uma mulher com dores abdominais. Ao verificar que o cenário era outro pedi ao colega que me trouxesse o kit de partos”.
Como o contacto com a VMER, demorou a estabelecer, “mediante a formação que temos” e “com ajuda”, ao telefone, de “um amigo enfermeiro”, Sérgio Correia, “cortei o cordão umbilical e tratei de desobstruir as vias respiratórias da bébe”, explica Nuno Ribeiro.
Pouco depois chegou ao local apoio diferenciado do INEM e a bebé e a mãe foram levadas para a unidade de obstetrícia do Hospital Padre Américo, em Penafiel. Ambas encontram-se bem de saúde. A mulher já era mãe de uma outra rapariga de 16 anos, também ela apanhada de surpresa pela chegada de uma irmã.