Deu à luz uma menina mas a mãe jura que não sabia da sua gravidez. Bombeiros também apanhados de surpresa

NATALIDADE. Uma mulher deu à luz uma menina “sem saber que estava grávida”, em Campelo, no concelho de Baião. O ‘insólito’ parto ocorreu no sábado, 21 de setembro, cerca das 21.30 horas, e foi assistido pelos Bombeiros Voluntários de Baião.

A equipa de emergência dos bombeiros, que assistiu ao parto, havia sido chamada, via 112, para prestar apoio a uma mulher, de 39 anos,…“com dores abdominais”. “Qual não foi o meu espanto, quando a porta do apartamento abre e vejo a mulher a levantar-se do chão e o bebé a cair-lhe pelas pernas abaixo”, relata Nuno Ribeiro, subchefe dos bombeiros de Baião.

“A senhora garantiu-nos que não sabia que estava grávida até porque embora desregulado, mantinha o ciclo menstrual. A única anormalidade que lhe é conhecida é um histórico de dores abdominais e renais”, refere o subchefes.

O responsável, ainda incrédulo com o episódio, recorda o momento com emoção: o meu colega [Ernesto Monteiro], ficou a estacionar a ambulância e eu fui na frente, com o equipamento para assistir uma mulher com dores abdominais. Ao verificar que o cenário era outro pedi ao colega que me trouxesse o kit de partos”.

Como o contacto com a VMER, demorou a estabelecer, “mediante a formação que temos” e “com ajuda”, ao telefone, de “um amigo enfermeiro”, Sérgio Correia, “cortei o cordão umbilical e tratei de desobstruir as vias respiratórias da bébe”, explica Nuno Ribeiro.

Pouco depois chegou ao local apoio diferenciado do INEM e a bebé e a mãe foram levadas para a unidade de obstetrícia do Hospital Padre Américo, em Penafiel. Ambas encontram-se bem de saúde. A mulher já era mãe de uma outra rapariga de 16 anos, também ela apanhada de surpresa pela chegada de uma irmã.

António Orlando

Next Post

Motociclistas plantam para prevenir incêndios

Qua Set 25 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.