AMBIENTE. Iniciativa da Águas do Norte e da Câmara Municipal de Baião, arrancou no Agrupamento de Escolas do Sudeste, em Santa Marinha do Zêzere.
Neste dia 1 em que se Comemora o Dia Nacional da Água, e durante o mês de outubro, cerca de 1.600 alunos receberam nas escolas do Município de Baião garrafas de água reutilizáveis, para incentivar o consumo da água da torneira e reduzir o uso de garrafas de plástico.
Paralelamente, e fruto de um Protocolo assinado entre Águas do Norte e a Câmara de Baião, foram ainda instalados seis equipamentos que permitem a recolha de água da torneira nas referidas garrafas, os quais estarão à disposição de alunos, docentes e pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, de Eiriz e do Sudeste, no Município de Baião.
Numa sessão realizada no auditório do agrupamento, em que estiveram presentes a vereadora da educação do município de Baião, Anabela Cardoso, e os membros do conselho de administração da Águas do Norte Fernanda Lacerda e Filipe Silva, os alunos tiveram a oportunidade de perceber a importância da redução do plástico e ouviram, ainda, algumas explicações sobre a Águas do Norte.
A Águas do Norte vai continuar a assinalar esta efeméride durante todo o mês de outubro, com diversas atividades em vários dos municípios integrantes do Sistema Multimunicipal, nos quais a Águas do Norte presta os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
O Dia Nacional da Água é celebrado no nosso país desde 1983 e é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A água é um recurso vital, cada vez mais escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência. O grande desafio deste século é a gestão da água num cenário de alterações climáticas, com repercussões a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da biodiversidade sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.
e.