HABITAÇÃO. Inquilinos e Câmara de Marco de Canaveses vão reunir-se para encontrar solução. Há aumentos superiores a 1000%
Os moradores do bairro social dos Murteirados contestam a subida das rendas e manifestaram, ontem à tarde, a sua indignação na reunião pública de Câmara de Marco de Canaveses. Há casos em que a atualização das mensalidades supera os 1000%.
Ouvidas as queixas, o Município e os inquilinos acordaram reunir para resolverem, de vez, a renovação dos contratos de arrendamento, tal como é imposto pelo novo regime do arrendamento apoiado para a habitação.
As partes que andam há meses em conflito chegaram a um princípio de entendimento para se reunirem, no sentido de encontrarem uma solução em que nenhuma das partes saia lesada. A autarquia pretende atualizar as rendas, cujos aumentos, em alguns casos, ultrapassam os 1000%, e, em simultâneo,
obriga os inquilinos a assinarem um novo contrato de arrendamento. A presidente do Município do Marco , Cristina Vieira, explicou que não existe um contrato com a Câmara “e tem de existir”. A autarca voltou a ser acusada pelos residentes de, através da polícia municipal, os coagir a assinar aquele documento, sob a “ameaça de despejos”.
“Isto são crimes de intimidação e de ameaça aos moradores”, acusou Olímpio Almeida, porta-voz dos
moradores, um reformado da GNR que chegou a ser comandante do posto local. O responsável ameaçou, ainda, com a colocação de bandeiras pretas nas janelas das habitações “até ao primeiro dia após as eleições autárquicas de 2025, como forma de protesto” e como sinal de descontentamento com a autarquia do Marco.
AINDA SEM DATA
Na resposta, a autarca defendeu-se dizendo que “o tom usado pelos moradores não é sério e que a autarquia tenta, há meses, resolver o problema. No final, as partes mostraram disponibilidade para se reunirem. O encontro não tem ainda data marcada.
O bairro social dos Murteirados, composto por 82 habitações, foi construído em finais dos anos 70 pelo Fundo de Fomento de Habitação. Em 2004, a gestão do bairro passou para a alçada da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.