COMPETIÇÃO. Amarantina, atleta federada, representa a Facundo Team no Jiu Jitsu Brasileiro
Ariana Filipa Cruz Marinho, uma jovem atleta de Amarante, sagrou-se Campeã Europeia de Jiu Jitsu (arte marcial) na categoria -69Kg.
O Europeu Jiu Jitsu Brasileiro que decorreu, em Lisboa, durante dois dias com atletas graduados desde dos 4 anos até aos 15 anos de idade, contou com mais de 2 mil atletas oriundos de todo mundo reunindo os maiores nomes do panorama desta modalidade das artes marciais.
Ariana Martinho, de 15 anos, tornou-se na “primeira Amarantina a conquistar este importante título Europeu de Jiu Jitsu Kids ” na “maior e prestigiada” prova do circuito Europeu realizada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), sendo apenas superada pelo Mundial Kids realizado pela mesma Federação em Las Vegas, nos EUA.
A jovem alcançou o íitulo europeu ao derrotar na final Vice Campeã Mundial em título da AJP Abu Dhabi World Youth, com uma vantagem confortável de 7-0 , tornando-se assim campeã europeia -69Kg.
Ariana faz notar que “já havia alcançado outros títulos como campeã europeia no passado, mas em outras federações mas este último título é o mais importante”, disse.
Com o titulo no regaço Ana Marinho promete “trabalhar mais e dedicação para atingir mais títulos” no sentido de evoluir para “outro patamar como Mundial de JiuJitsu”.
SABER MAIS
É uma arte marcial de luta agarrada, onde o objetivo é imobilizar o adversário no chão por meio de uma “finalização”, colocando o oponente em uma torção de um membro do corpo ou estrangulamento (como o mata-leão), forçando o oponente a desistir. O jiu-jitsu brasileira destaca-se por se centrar na luta de solo, relegando a luta em pé para um papel secundário ao contrário das outras lutas marciais (karaté).