INCLUSÃO. Instalado no edifício da antiga escola primária, o novo Centro de Relação Comunitária (CRC) de Míguas integra-se na rede de centros comunitários do concelho de Baião
O Centro de Relação Comunitária de Míguas foi recentemente inaugurado numa cerimónia presidida por Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião.
Instalado no edifício da antiga escola primária, o novo Centro de Relação Comunitária (CRC) de Míguas integra-se na rede de centros comunitários do concelho de Baião, que inclui, também, os centros de Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, Teixeira e Teixeiró. Estas estruturas resultam de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, com o objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades locais.
No caso do CRC de Míguas, as obras, realizadas por administração direta, incluíram pinturas, recuperação do soalho, reconstrução das casas de banho, colocação de uma vedação e melhorias nos espaços exteriores. O edifício foi dotado de mobiliário e equipamentos, e a Câmara comparticipará despesas de água, luz, gás, internet, transportes e lanches, para assegurar as condições necessárias ao funcionamento do centro, explica a autarquia.
Além das instalações, “a criação destes centros é um investimento do município para fomentar o encontro intergeracional, promovendo atividades lúdicas e criativas, favorecendo a socialização. O centro de Míguas é o quinto CRC no concelho de Baião, e junta-se a esta rede que atualmente conta com várias dezenas de utentes.
Recorde-se que uma parte do edifício já havia sido cedida à paróquia local e transformada numa capela em honra do Santo Cura D’Ars, reforçando o seu papel de integração e serviço comunitário
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, salientou a importância desta obra: “Este centro representa mais do que um edifício: ele é o símbolo do trabalho em equipa e do esforço conjunto entre várias pessoas que acreditam no poder do serviço à comunidade. É uma grande satisfação inaugurar este espaço, qualificado por funcionários da Câmara, e que agora devolvemos à comunidade.
Durante o discurso o autarca deixou um desafio “este centro foi feito para ser usado e aproveitado ao máximo. Ele é de vocês, e espero que todos explorem as atividades, aproveitem os encontros e experimentem o convívio. Vivemos numa era em que as conexões pessoais presenciais são mais necessárias do que nunca, e iniciativas como esta ajudam a fortalecer esses laços. Vamos usar este espaço para celebrar a amizade, a entreajuda e o convívio comunitário”.
O presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, disse acreditar que o “centro será um ponto de união, onde as atividades e o convívio trarão uma nova energia, nomeadamente aos seniores da freguesia.” A terminar Manuel Pereira referiu que “continuaremos a trabalhar com afinco de forma a concretizar todos os compromissos assumidos com os zezerenses”.
Além dos autarcas de Baião e da Freguesia, a cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, dos vereadores Henrique Ribeiro e Anabela Cardoso, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, assim como de vários autarcas de freguesia, dirigentes associativos, representantes de coletividades que se juntaram à população local.