Celorico de Basto acolhe a partir desta sexta, 22 de novembro, a Feira Anual de Santa Catarina, um momento que conta com a preservação das tradições locais e a salvaguarda da identidade da comunidade celoricense.
O dia de Santa Catarina é oficialmente a 25 de novembro, e é em volta desta data que o Município de Celorico de Basto desenvolve a Feira Anual pelas ruas da sede do concelho, com uma das maiores feiras francas do norte de Portugal. Paralelamente acontece uma mostra animal, com exposição de animais, gado bovino, equino, caprino, aves, e outros, uma mostra que atrai o olhar atento de muitos produtores e que apresenta um carácter lúdico e pedagógico junto do público mais jovem.
No mercado Municipal irá estar, em permanência, a partir do dia 22 de novembro, uma mostra gastronómica, com a venda de iguarias locais como é o caso do caldo de nabos “muito apreciado no tempo frio característico da Santa Catarina” ressalva José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Além da oferta gastronómica, esta mostra conta ainda com uma oferta cultural diversificada, com destaque, em dia de abertura, para o arraial minhoto promovido pelos Tunacel, e À Torneira. No dia 23, no sábado, os Kantobasto e os Bandalhoca, animam o certame. No domingo, um dia que usualmente conta com milhares de visitantes, a animação na mostra estará a cargo dos Amigos das Tainadas e o Grupo de concertinas ACR Ourilhe. No dia de Santa Catarina, 25 de novembro, é altura de ouvir e desfrutar do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agricola Eng Silva Nunes.
Este evento procura manter viva uma feira centenária, “com alguns ajustes, mas sempre com o intuito de valorizar os produtos locais, e as tradições”. Este ano, diz o autarca, “teremos connosco o sr. Ministro da Agricultura e Pescas a visitar esta feira, e será certamente um momento muito importante para acrescentar valor e valorizar a agricultura, um setor tão importante no nosso território”.
A visita de José Manuel Fernandes está marcada para as 10h00, na Mostra Gastronómica, tenda no Mercado Municipal, seguindo em visita pela feira franca e obviamente, à exposição animal, presente na Quinta do Prado.