FLORESTA. O prazo para a apresentação de candidaturas de apoio decorre até 31 de dezembro.
O apoio excecional aos prejuízos dos incêndios na agricultura recebeu 183 candidaturas relativas ao concelho de Baião, num valor global de 654 mil euros, revela a Câmara Municipal.
Dessas candidaturas, 108 foram submetidas através do Balcão de Apoio de Baião, em funcionamento desde 11 de outubro, para prestar informação e auxiliar os munícipes no processo de candidatura.
Relativamente às candidaturas que reportam aos prejuízos causados em habitações, a linha de apoio entretanto aberta não registava qualquer candidatura referente a Baião até ao dia 5 de dezembro.
Por outro lado, decorre desde terça-feira a submissão de candidaturas relativas a prejuízos diretos ou indiretos registados na apicultura.
O prazo para a apresentação de candidaturas às três linhas de apoio decorre até 31 de dezembro.
Baião é o concelho do distrito do Porto com maior mancha florestal. Nos incêndios que lavraram de 17 a 19 de setembro foram destruídos cerca de 6.000 hectares, o que corresponde a metade da área florestal do território, incluindo zonas de paisagem protegida.
No dia 30 de setembro, o município foi visitado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro, que observaram no terreno os prejuízos causados pelos vários incêndios.