FINANÇAS. O documento foi aprovado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 7 de dezembro, em Assembleia Municipal, e mereceu a aprovação por maioria, com quatro votos contra dos deputados eleitos pelo PSD. O único presidente de junta eleito pelo PSD votou a favor do documento. Em reunião do Executivo a vereação do PSD absteve-se.
Um Orçamento “ambicioso e ao mesmo tempo rigoroso, equilibrado, equitativo”, foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal (AM) de Baião. Ao todo estão orçamentados 28.697.148,01 euros.
Articulado com todos os presidentes de junta de freguesia, movimento associativo, empresarial, associações humanitárias, IPSS e outras forças ativas do concelho,
Segundo a maioria socialista, o Orçamento Municipal “foca no bem- estar da população”.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, destacou “o compromisso para com o futuro do concelho” e enumerou as linhas orientadoras do documento que, pelo quarto ano consecutivo, “projeta investimentos robustos para o desenvolvimento do território, numa trajetória de reforço da crescente melhoria da qualidade de vida da coesão social e desenvolvimento económico, com foco na sustentabilidade e no bem-estar da população”, refere o autarca.
Paulo Pereira explicou que o documento se mantém em aberto “em função de novas oportunidades de financiamento nacional ou europeu que venham a surgir, para que não percamos um único euro que venha a estar disponível, nem que para isso tenhamos que recorrer ao BEI ou à Banca para assegurar a nossa contrapartida”, garantiu.
O autarca frisou, ainda, que 85% dos compromissos assumidos estão já executados ou em execução e não tem dúvidas de que, “até ao final do mandato”, chegarão aos 100%.