Vila Chã do Marão inaugura obra “há muito esperada”

INVESTIMENTO. A freguesia de Vila Chã do Marão dispõe de novas infraestruturas com a inauguração das obras de requalificação da Rua do Souto, Rua de Crestilhas e Rua Central de Novios (EM 754) e do Albergue da Ribeira. A cerimónia, que contou com a presença da população, celebrou dois importantes investimentos para a comunidade local.

fotos cma

A requalificação da estrada foi realizada em consórcio com a Águas do Norte, e representou um investimento total de 1.229.363,94 euros (IVA incluído), contemplando novas infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais.

A cerimónia assinalou também a inauguração do Albergue da Ribeira, instalado na antiga escola primária local, com um financiamento, em 85%, do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, enalteceu o caráter estruturante da obra de requalificação da EM 754 que vai ao encontro dos “anseios da população”. Referindo-se ao albergue falou também na necessidade e importância de existirem “estes espaços de aconchego e amizade”. Aproveitou a ocasião para lançar um desafio à Junta de Freguesia – envolver a comunidade jovem emigrante, promovendo laços mais fortes com a terra natal, através de intercâmbios e atividades presenciais.

Na intervenção, Rui Coelho, presidente da Junta de Freguesia, destacou a importância da intervenção na estrada, referindo tratar-se de uma “grande obra e conquista”. Sublinhou que esta requalificação, há muito esperada, “melhora a mobilidade, aumenta a segurança e facilita os acessos, beneficiando todos os habitantes”. Aproveitou ainda para agradecer o apoio de todas as entidades envolvidas, em particular ao presidente da Câmara Municipal de Amarante por ter “honrado o compromisso”. O autarca descreveu o albergue como “um ponto de encontro e de acolhimento que vai além do mero alojamento, uma vez permitirá a realização de atividades culturais e sociais”.

Dirigindo-se aos presentes, Fernanda Lacerda, vice-presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, referiu que a obra de infraestruturas de abastecimento de água, e de drenagem de águas residuais, traz benefícios não só para a população de Vila Chã do Marão, mas também para Fridão. No total, são cerca de 4kms de rede de abastecimento de água, e de drenagem de águas residuais, “permitindo no futuro que todos possam estar ligados à rede pública”. Salientou, ainda, o envolvimento da Câmara Municipal de Amarante como “bom exemplo de articulação entre entidades”.

António Orlando

Next Post

Marco dá sinais de retoma. Alpendorada perde em casa com vizinho

Dom Dez 15 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.