FLORESTA. Autarca celoricense assinou hoje contrato de auxílio financeiro para a reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos municipais destruídos pelos incêndios rurais de setembro de 2024
José Peixoto Lima esteve hoje no Porto, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) a assinar o contrato de auxilio financeiro do Fundo de Emergência Municipal em virtude da situação de calamidade devido aos grandes incêndios rurais nas regiões Centro e Norte de Portugal Continental.
A celebração do contrato de auxílio financeiro foi estabelecido entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto, a CCDR-N e a Direção Geral das Autarquias Locais, com um valor de comparticipação financeira de 134.518,16€, correspondente a 85% do valor global dos danos causados.
Os incêndios afetaram consideravelmente o concelho de Celorico de Basto com uma área ardida de cerca de 1800 hectares, tendo registado prejuízos avultados no território, para as populações e nos equipamentos municipais.
“Com este contrato de auxílio financeiro vamos poder reabilitar as infraestruturas do concelho, fortemente afetadas pelo incêndio, permitindo repor o normal estado e funcionamento dos equipamentos municipais, como é o caso da Ecopista do Tâmega, continuando a fazer desta um dos principais atrativos do concelho”, explica José Peixoto.
A par desta intervenção já aprovada, “iremos brevemente avançar com outra operação no âmbito da estabilização de emergência pós incêndio, que permitirá restabelecer o potencial florestal, ribeirinho e outros que foram danificadas por agentes abióticos”, refere o autarca de Celorico de Basto.
Em complemento com a assinatura deste contrato de auxílio financeiro, relativo aos prejuízos causados nas infraestruturas municipais, a Câmara de Celorico disponibilizou uma equipa técnica que apoiou a população no levantamento dos prejuízos ocorridos nestes incêndios, bem como na elaboração e submissão dos pedidos de auxílio financeiro dos privados.