Baião premiou “Mérito Escolar e de Cidadania”

EDUCAÇÃO. Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania sublinham compromisso com o futuro. “Que Baião nunca nos saia do coração!” foi uma das frases da noite de celebração da Educação.. Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, presidiou à cerimónia em que foram distinguidos 14 alunos.

O Auditório Municipal de Baião acolheu, a 24 de janeiro, cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Escolar e de Cidadania, um evento anual, promovido pela Câmara Municipal que evidencia o trabalho, o esforço, a dedicação e o sentido cívico de alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho – Vale de Ovil, Sudeste e Eiriz.

O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, agradecendo a presença do Secretário de Estado, destacou a “oportunidade de celebrarmos a Educação num quadro de igualdade de oportunidades e, nesse âmbito, a meritocracia, em reconhecimento dos bons resultados das nossas crianças e jovens”.

Num sublinhado sobre o papel da Educação, o autarca referiu que as competências, os conhecimentos adquiridos “dão-nos asas, aqui e em qualquer lugar do mundo”.

“EDUCAÇÃO É UM DOS PILARES DA NOSSA AÇÃO”

O edil assumiu ainda que “uma das obras mais importantes que fizemos e fazemos é a Educação. É um dos principais pilares da nossa ação”, frisou, adiantando que a autarquia, assim que surgiu a oportunidade, assumiu “de imediato a descentralização de competências no setor da Educação, na certeza de que, pela proximidade, prestaríamos um melhor serviço à nossa população”, revelou.

Foi uma aposta forte e uma aposta ganha. Concretizámos uma evolução histórica na Educação no concelho”, explicou Paulo Pereira, aludindo a um processo, “nem sempre fácil, nem sempre bem compreendido”, que correspondeu à evolução estrutural e organizativa do setor educativo. Neste âmbito, contam-se, entre outros, o reforço dos transportes escolares, o serviço de refeições e programas de apoio social, contributos essenciais para a qualidade do ensino e o sucesso académico em Baião. Um caminho que passou pelo encerramento de escolas, pela construção de novos equipamentos, criando “melhores condições para toda a comunidade, sobretudo para as nossas crianças e suas famílias. Virámos a página! Baião é hoje reconhecido como um bom exemplo, também neste setor”, concluiu.

REUNIÃO MUITO PRODUTIVA

O Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa agradeceu o convite, fazendo referência a uma “reunião muito produtiva” que decorreu durante a tarde nos Paços do Concelho, com autarcas e dirigentes escolares, e deu conta da necessidade de promover medidas que conduzam à melhoria das condições para todos os agentes envolvidos na Educação.

Destacando as “estrelas da noite”, os alunos, Pedro Dantas da Cunha enalteceu o envolvimento das “famílias, os pais, os encarregados de educação e toda a comunidade educativa, a quem se estendem as distinções e o reconhecimento do sucesso”.

Foi, no entanto, em Jacinto, personagem do livro “A Cidade e as Serras” de Eça de Queiroz, que bebe inspiração em Baião, que o governante centrou a sua intervenção sublinhando a mensagem de que a felicidade, a realização pessoal vai muito além dos luxos ou da superficialidade da vida. Após as vivências em Paris, Jacinto – que também “estaria por ali”, no Auditório, em Baião – descobre que a simplicidade da vida no campo, em harmonia com a natureza e com valores mais genuínos, é o que realmente lhe proporciona paz e plenitude. Deste modo, o governante partilhava a visão de Eça na crítica à urbanização excessiva e o elogio à qualidade genuína da vida rural.

RECONHECIMENTO DO TRABALHO DE TODA A COMUNIDADE

A vereadora da Educação, Anabela Cardoso, reafirmou o “reconhecimento de um trabalho conjunto de toda a comunidade escolar” e desejou a todos os alunos um caminho de sucesso.

Os diretores dos agrupamentos escolares destacaram a importância do trabalho conjunto entre a comunidade educativa, professores e famílias para a obtenção de bons resultados. Enalteceram o exemplo dos alunos premiados e realçaram o papel incentivador da relação de proximidade e cooperação com o município.

A noite de celebração da Educação foi ainda abrilhantada por momentos culturais protagonizados por alunos e professores, através da música e de mensagens literárias, demonstrando a abrangência da ação educativa, não apenas como formação académica, mas também como expressão cultural e artística.

Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, vereadores, outros autarcas, o Delegado Regional de Educação, diretores escolares, representantes das forças de segurança, professores, encarregados de educação, alunos e respetivas famílias.

António Orlando

Next Post

Arrancou finalmente a empreitada de Ligação de Baião à Ponte de Ermida

Qua Jan 29 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.