Novo estudo revela o impacto de música “doce” nas experiências alimentares

CIÊNCIA. A investigação, conduzida pelos investigadores David Guedes, Marília Prada e Margarida Garrido, analisou os efeitos da música de fundo na avaliação do sabor de bebidas, especialmente quando as pistas visuais estavam ausentes.

Um estudo do Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-Iscte) revelou que estímulos auditivos podem influenciar a perceção do paladar.

Os participantes provaram bebidas com diferentes cores e sabores, sendo que, para metade deles, as bebidas estavam visíveis, enquanto para a outra metade estavam ocultas. Foram utilizados excertos musicais previamente associados à doçura, ao sabor amargo e ao ácido para verificar seu impacto na experiência sensorial.

Os resultados indicaram que a música “doce” aumentou a perceção da doçura das bebidas, enquanto músicas não doces realçaram a acidez. Apesar da expectativa de que os participantes se apoiassem mais no som quando não viam as bebidas, o estudo demonstrou que as pistas visuais continuam a ser determinantes na experiência de degustação. Bebidas visíveis foram classificadas como mais agradáveis.

Segundo Margarida Garrido, a pesquisa confirma que pistas auditivas podem modular a perceção do sabor, destacando a interconexão das experiências sensoriais. Isso sugere aplicações em estratégias de marketing e na melhoria da experiência do consumidor na indústria alimentar. David Guedes aponta que a música pode potencializar sabores, especialmente em produtos visivelmente ocultos, como bebidas para levar. Além disso, restaurantes e cafés poderiam personalizar suas trilhas sonoras para aprimorar a satisfação dos clientes com seus menus.

António Orlando

Next Post

Secretária de Estado confrontada com falta de vagas no setor social das Cerci responde com anúncio de novas medidas de apoio

Sex Fev 7 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.