VOLUNTARIADO. Atribuição dos apoios é regida desde 2022, pelo Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros, visando reconhecer, valorizar e incentivar o voluntariado em prol da Proteção Civil.
A Câmara de Baião anunciou que os benefícios sociais atribuídos pela autarquia aos Bombeiros Voluntários de Baião e Santa Marinha do Zêzere prosseguem em 2025

Desde o início da sua aplicação, 65 bombeiros beneficiaram das medidas previstas, sendo 37 elementos dos Bombeiros Voluntários de Baião e 28 dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere”, indicam dados fornecidos pela autarquia.
O programa de apoio traduz-se “numa política social que pretende atrair novos voluntários, incentivar a permanência nos quadros das corporações e reconhecer o papel essencial desempenhado pelos bombeiros na proteção de vidas humanas e bens”, Filipe Fonseca, vice-presidente e vereador responsável pela Proteção.
O responsável sublinha a importância deste programa e aproveita para apelar a todos aqueles que ainda não se candidataram, para o fazerem: “Estes apoios refletem o nosso reconhecimento e são uma forma de incentivar a adesão e permanência numa missão que exige coragem, dedicação e abnegação. São apoios que não podem merecer qualquer objeção por parte de ninguém. São justos na medida daquilo que é o trabalho que os nossos Bombeiros desenvolvem ao longo de todo o ano em prol do outro”, disse.
Os Bombeiros interessados podem recolher toda a informação sobre os procedimentos de candidatura junto dos Comandantes das Corporações e no Serviço Municipal de Proteção Civil.
BENEFÍCIOS:
- Isenção ou redução de taxas para operações urbanísticas relativas a habitação própria e permanente;
- Reduções no IMI para habitação própria e permanente de bombeiros no concelho;
- Descontos em equipamentos municipais, como piscinas e espaços culturais, extensíveis ao núcleo familiar;
- Distinções honoríficas e bolsas de estudo para descendentes de bombeiros falecidos em serviço.