POLÍTICA. Câmara de Baião convida todos os alunos a participarem nesta iniciativa, reforçando o papel da juventude no desenvolvimento do concelho.

O Município de Baião apresentou uma “iniciativa inovadora” no setor da Educação com o lançamento do Orçamento Participativo para as Escolas (OPE). Esta ação, integrada no Projeto Educativo Municipal e no Plano de Atividades para o ano letivo 2024/2025, visa promover a cidadania ativa e participativa entre os alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho, desde o 2.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário.
Com um investimento total de 14 mil euros, o OPE incentiva os estudantes a desenvolver projetos que beneficiem a comunidade escolar. A verba será distribuída pelo Agrupamento de Escolas de Eiriz – 4 mil euros; pelo Agrupamento de Escolas do Sudeste – 4 mil euros e pelo Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil – 6 mil euros
Os alunos ou turmas poderão apresentar as suas propostas, sob a supervisão de um responsável escolar, focando-se em iniciativas que promovam bem-estar, inclusão, cultura, sustentabilidade e educação.
Após uma análise técnica, as propostas mais votadas em cada agrupamento receberão os recursos financeiros necessários para a sua implementação, melhorando as condições escolares e enriquecendo a experiência educativa dos estudantes.
Um Exercício de Cidadania e Responsabilidade
A Vereadora da Educação, Anabela Cardoso, destaca a importância deste projeto:
“O Orçamento Participativo para as Escolas é mais do que um instrumento financeiro. É um exercício de cidadania e responsabilidade. Através desta iniciativa, os nossos estudantes têm a oportunidade de participar ativamente na construção de um ambiente escolar mais inclusivo, sustentável e inovador, demonstrando que as suas ideias podem ter impacto real na comunidade escolar.”
Anabela Cardoso, Vereadora da Educação
Calendário do OPE 2024/2025
15 de fevereiro de 2025 – Data limite para apresentação de propostas
20 de março de 2025 – Apresentação pública dos projetos
20 de abril de 2025 – Processo de votação
31 de julho de 2025 – Conclusão e implementação dos projetos selecionados