MÚSICA. A inclusão do MIMO Festival na Temporada Cruzada Brasil-França representa mais um marco na sua trajetória de internacionalização e reforça o seu papel como plataforma de intercâmbio cultural entre o Brasil, Portugal e a França.
O MIMO Festival, que conta com uma edição portuguesa em Amarante, foi selecionado pelos comissariados dos governos brasileiro e francês para integrar a Temporada Cruzada Brasil-França em 2025.

Esta distinção reconhece a histórica proximidade do festival com a cena artística francófona, europeia e africana, consolidando o seu papel como um dos principais eventos de difusão cultural entre os dois países.
Nesta edição especial, o MIMO Festival reforçará a sua parceria com o prestigiado Jazz In Marciac, um dos mais renomados festivais de jazz do mundo. Realizado no sul da França há 47 anos, o evento é liderado pelo seu fundador Jean-Louis Guilhaumon e conta com a curadoria do consagrado músico Wynton Marsalis. Como parte da colaboração, ambos os festivais incluirão em suas programações de 2025 um espaço dedicado à Temporada Cruzada Brasil-França.
O MIMO Festival será responsável por assinar a programação de duas noites brasileiras no Le Chapiteau, palco principal do Jazz in Marciac, que tem capacidade para seis mil pessoas. Além disso, organizará duas noites do festival Bis, com a presença de grandes nomes da música brasileira. No total, serão realizadas nove atividades, incluindo concertos e workshops. Em contrapartida, o Jazz in Marciac terá as mesmas condições no Brasil, promovendo apresentações de artistas franceses dentro da programação do MIMO 2025.
Com sua identidade artística singular, o MIMO Festival pretende contar essa história transatlântica enfatizando a diversidade cultural, a inovação artística e a pluridisciplinaridade. Sob a liderança de Lu Araújo, fundadora e promotora do festival, o MIMO tem mantido uma sólida relação com a França ao longo dos anos. O evento é um dos mais francófilos do Brasil, mantendo uma parceria de mais de uma década com a Embaixada da França e recebendo em seus palcos artistas francófonos de renome.
SOBRE O MIMO AMARANTE
Em julho do ano passado, em Amarante, voltou a celebrar-se a cultura e a música do mundo, com uma programação inclusiva, diversificada e arrojada, dando a conhecer o que de melhor se faz na música atual, em Portugal e no mundo, entre nomes consagrados e novos talentos. O MIMO Amarante 2024 reuniu mais de 70 mil pessoas durante o fim de semana e tem o Município de Amarante como principal promotor.
Foi mais um MIMO de sonoridades, estéticas e texturas singulares, em que a música ocupou não só́ os palcos, mas toda a cidade, com concertos e atividades paralelas como palestras, workshops, oficinas, exposições, performances, cinema, cortejos, MIMO Bem-Estar e percursos sustentáveis.
Depois de uma passagem pelo Porto, Amarante voltou a ser o centro do mundo da arte e da cultura – com aquele que é o maior festival de música gratuito – em mais uma edição inesquecível para o público, para os artistas e para quem faz o MIMO.