O Partido Socialista (PS) apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que insta o Governo a desenvolver, com urgência, um projeto de execução para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tâmega, no concelho de Marco de Canaveses.
Esta proposta surge da necessidade de melhorar a mobilidade da população e garantir maior segurança e eficiência no trânsito rodoviário, considerando o aumento significativo do fluxo de veículos na atual ponte, que serve cerca de 95 mil habitantes dos municípios de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende.

A infraestrutura existente enfrenta desafios acrescidos devido à pressão do tráfego. Sempre que ocorrem intervenções, acidentes ou outras ocorrências, a circulação é gravemente afetada, resultando em congestionamentos e dificuldades no acesso a serviços essenciais, como o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
A falta de uma alternativa viável tem sido motivo de preocupação para autarcas e populações locais, que alertam para a vulnerabilidade da ponte atual. A necessidade de manutenção e os frequentes incidentes agravam os constrangimentos na mobilidade, reforçando a urgência da construção de uma nova travessia.
A nova ponte está integrada na Variante à EN211, um projeto estratégico destinado a melhorar a ligação entre a A4, a A11 e os concelhos vizinhos. O PS defende que esta infraestrutura é essencial para fortalecer a mobilidade, fomentar o desenvolvimento económico da região e garantir a segurança dos cidadãos.