INTEMPÉRIE. A depressão Jana tem causado diversos estragos devido aos ventos fortes e à chuva intensa. Embora a maioria das 375 ocorrências registadas pela Proteção Civil até às 8 horas deste sábado tenha ocorrido na região de Lisboa e no Centro do país, o Norte também sofreu os impactos do mau tempo.
Em Amarante, na zona de S. Gonçalo, os ventos fortes causaram danos significativos. A queda de uma árvore sobre um edifício provocou estragos na clínica Sublime, além de outros prejuízos materiais, como o arranque de coberturas metálicas em garagens, etc. No mercado Municipal de Amarante “as tendas dos feirantes ficaram de pernas para o ar”, segundo o relato de uma testemunha que admitiu ao TTV a passagem “talvez de um minitornado” pouco depois das sete horas da manhã deste sábado.

Já em Penafiel, no Estádio Municipal 25 de Abril, um incidente insólito atrasou o início do jogo entre Penafiel e Alverca. Um painel publicitário da Liga Portuguesa de Futebol, que indicava os detalhes do encontro, tombou devido à força do vento e atingiu Hugo Marques, árbitro assistente destacado para a partida. O impacto obrigou o juiz a ser encaminhado para o hospital, causando um atraso no jogo, inicialmente previsto para as 11 horas.

De acordo com o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a maior parte das ocorrências registadas desde a meia-noite de sexta-feira envolveu quedas de árvores, provocadas pelos ventos intensos da depressão Jana.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou vários distritos do Norte sob aviso devido ao mau tempo. Porto, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Aveiro, Viana do Castelo e Bragança encontram-se sob aviso amarelo devido ao vento forte, queda de neve e forte agitação marítima. O IPMA prevê ainda aguaceiros intensos, trovoada, vento forte e descida das temperaturas.

Face ao agravamento das condições meteorológicas, a ANEPC alertou a população para o risco de inundações e acidentes, recomendando precaução nas deslocações e atenção às previsões meteorológicas.
