Amarante celebra os 10 anos do CIAC com foco no consumidor

CONSUMO. Para marcar a data, o Município promove várias iniciativas ao longo do mês, reforçando o seu compromisso de apoio aos consumidores.

O Dia Mundial do Consumidor, a 15 de março, será assinalado em Amarante com a celebração dos 10 anos de atividade do CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor.

O destaque das comemorações é a apresentação do Balcão da Habitação e Energia (BHE), um novo serviço do CIAC que visa informar e apoiar os munícipes em questões relacionadas com habitação e eficiência energética. Segundo a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Rita Marinho Batista, “o CIAC tem sido um ponto de apoio essencial para os consumidores de Amarante, garantindo informação clara e acompanhamento em matérias fundamentais. O lançamento do Balcão da Habitação e Energia reforça este compromisso, criando uma nova resposta para apoiar as famílias”.

No dia 25 de março, o Amarante Cine-Teatro acolherá a conferência “Literacia Financeira e Consumo Consciente: Como construir um Futuro Sustentável”, abordando a importância da literacia financeira para decisões mais informadas e responsáveis.

As celebrações terminam a 31 de março, com a iniciativa “Educação Financeira em Ação”, na Escola Secundária de Amarante, dinamizada pela economista Ana Passos, da DECO. A atividade envolverá 150 alunos do ensino secundário na resolução de casos práticos sobre literacia financeira.

Com estas iniciativas, o Município de Amarante reafirma o seu compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores, promovendo o conhecimento e a capacitação da comunidade para uma gestão financeira e energética mais eficiente.

António Orlando

Next Post

“Amarante não vai parar” garante Jorge Ricardo

Ter Mar 11 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.