CULTURA. A atividade tem como principal objetivo aproximar os estudantes e a comunidade em geral das obras e do legado dos autores locais, promovendo o vínculo à identidade cultural do concelho e incentivando o gosto pela leitura.
A Biblioteca Municipal António Mota está a dinamizar, ao longo desta semana, a iniciativa “Leituras por Baião”, integrada na Semana da Leitura 2025 da Rede de Bibliotecas de Baião.

A iniciativa consiste na presença de um escritor baionense ou na recriação de uma figura literária ligada ao concelho, que acompanhará os alunos em determinados trajetos de transporte escolar. Esta abordagem inovadora pretende proporcionar um contacto mais direto e envolvente com a literatura, estimulando o interesse pela leitura de uma forma dinâmica e interativa.
António Mota, uma das personalidades mais marcantes da literatura infantojuvenil, estará presente na manhã quarta feira, dia 12 de março. Durante a viagem num autocarro escolar, o escritor baionense irá interagir com os alunos e apresentar o seu mais recente livro, “Espera por mim”.
No dia 14 de março, será realizada uma recriação literária alusiva a Eça de Queiroz, destinada a alunos do 1.º ciclo. A viagem incluirá paragens estratégicas em locais de referência da literatura queirosiana, como Tormes e a Fundação Eça de Queiroz. Esta recriação tem como propósito homenagear a obra do escritor e proporcionar aos alunos uma experiência educativa e cultural imersiva, estabelecendo uma ligação entre o património literário e a identidade do concelho.
Esta iniciativa, à margem dos formatos tradicionais de apresentação de livros, representa uma oportunidade única para envolver a comunidade, de uma forma dinâmica, na promoção da leitura e da cultura, privilegiando a riqueza patrimonial de Baião.