SAÚDE. O acordo reforça o compromisso para a eliminação da silicose e da tuberculose na região, através do programa +Saúde, que visa a prevenção e rastreio destas doenças entre os trabalhadores da indústria da pedra.
Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) celebrou a 11 de março, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, um protocolo de cooperação com o Rotary Club de Penafiel, o Rotary Club do Marco de Canaveses e diversos organismos dos setores laboral e associativo.

A tuberculose continua a ser um desafio de Saúde Pública em Portugal, com os concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses a registarem uma incidência quatro vezes superior à média nacional. A extração e transformação do granito expõem os trabalhadores à sílica, levando ao desenvolvimento da silicose, uma doença profissional irreversível e altamente incapacitante, que aumenta significativamente o risco de tuberculose.

O programa +Saúde prevê a realização de testes de rastreio de tuberculose infeção em trabalhadores da indústria da pedra que já sofrem de silicose. “Esta intervenção permite a adoção de um tratamento preventivo”, explicou Sofia Sousa, médica de Saúde Pública da ULSTS e responsável pelo programa. Os rastreios serão feitos pelos profissionais dos Serviços de Saúde no Trabalho, durante as consultas de rotina anuais dos trabalhadores.
Dados do projeto anterior, “Menos Tuberculose Pedreiras”, indicam que 25% dos trabalhadores das pedreiras sofrem de silicose, o que representa cerca de 600 pessoas nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses. Esses trabalhadores serão submetidos ao teste IGRA para detecção da infeção por tuberculose.

O protocolo firmado prevê que os clubes Rotary de Penafiel e Marco de Canaveses, juntamente com a Rotary Foundation, financiem a realização dos testes com um investimento de seis mil euros, garantindo o rastreio de cerca de 150 trabalhadores. A ULSTS custeará o restante.

O presidente do Conselho de Administração da ULSTS, José Luís Gaspar, destacou que “este protocolo é mais um passo dado no caminho dos ganhos de eficiência na Saúde”, elogiando o “trabalho inexcedível do movimento Rotary na área da Saúde” e a “imediata colaboração das autarquias e restantes parceiros” neste projeto.

O Vereador Nuno Pinto, representante do Município de Marco de Canaveses, destacou a importância da participação da autarquia na iniciativa, enfatizando a necessidade de proteger os trabalhadores da indústria da pedra, setor vital para a economia local. “Este protocolo representa mais um esforço colaborativo na proteção da saúde dos nossos trabalhadores, especialmente na indústria da pedra, que é um setor vital para a nossa economia”, afirmou.

O compromisso firmado envolve ainda os Serviços de Saúde no Trabalho, a Unidade Local de Penafiel da Autoridade para as Condições do Trabalho, associações empresariais da região, a Associação Profissional dos Trabalhadores das Pedreiras, a Confraria do Granito, a Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, a Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais e as autarquias de Penafiel e Marco de Canaveses. A iniciativa também busca reforçar o uso adequado de equipamentos de proteção e a formação contínua dos trabalhadores para prevenção de doenças.