CRIME. A Polícia Judiciária (PJ) realizou, na noite de ontem, uma operação policial no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF) com o objetivo de combater o tráfico de estupefacientes e outros crimes que têm vindo a ocorrer dentro da comunidade reclusa.

Durante a operação, foram apreendidos diversos objetos proibidos, incluindo documentação, telemóveis e vários papéis suspeitos de conter canabinoides sintéticos, que serão agora sujeitos a análises laboratoriais.
A intervenção contou com a participação de inspetores da PJ e elementos do Grupo de Intervenção e Segurança da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, resultando na realização de 18 buscas.
Estas diligências foram executadas ao abrigo de mandados emitidos pelo Tribunal de Instrução Criminal da Comarca de Porto Este, visando a recolha de elementos de prova e a garantia da segurança no interior da prisão.
A investigação incide sobre crimes de tráfico de droga, bem como outras atividades ilícitas, incluindo ofensas à integridade física, extorsão e ameaças, envolvendo diversos reclusos na distribuição e consumo de substâncias psicotrópicas.
Nos últimos meses, verificou-se um aumento significativo no número de apreensões de drogas no EPPF, especialmente de substâncias sintéticas, cujos efeitos podem ser extremamente prejudiciais para a saúde humana, representando um risco grave para a integridade física e psicológica dos consumidores.