CULTURA. O evento, que celebra a sua 5.ª edição, decorre nos dias 28 e 29 de março, a partir das 19h30, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião, e contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos.
A Câmara Municipal de Baião e o jornalista Fernando Alves voltam a desafiar os amantes da literatura e da gastronomia para mais uma edição de “Virar a Mesa do Avesso”.

Com um conceito que alia as letras e os sabores à identidade cultural de Baião, a iniciativa deste ano tem como lema: “Duas noites de tertúlia para Virar a Mesa do Avesso, onde Camilo se fará presente”, evocando a influência do escritor Camilo Castelo Branco, cujo bicentenário do nascimento está a ser celebrado.
Baião: Fonte de Inspiração Literária e Gastronómica
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destaca a importância desta iniciativa que “valoriza produtos de excelência do concelho, como a gastronomia e os vinhos da casta avesso, promovendo uma associação à cultura literária e artística, enraizada na nossa identidade”.
A edição deste ano contará com um painel de convidados de renome, entre escritores, atores e comentadores, que trarão a sua perspectiva às temáticas abordadas. Entre os participantes estão Jorge Sobrado, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o coronel Manuel Pedroso Marques, o escritor Manuel Jorge Marmelo, o ator e encenador António Durães, o escritor António Mota e o editor António Batista Lopes.
A componente gastronómica será assinada pelos chefs António Pinto, António Queiroz Pinto e pelo chef convidado Rui Martins, que vão preparar propostas culinárias inspiradas na tradição baionense.
O jornalista Fernando Alves, mentor da iniciativa e apaixonado pela literatura e pela boa mesa, será, como de costume, o moderador dos serões de tertúlia, promovendo um ambiente de partilha e reflexão.
Programa
Sexta-feira, 28 de março:
- Manuel Jorge Marmelo (Escritor)
- Coronel Manuel Pedroso Marques
- António Batista Lopes (Editor/Comentador)
Sábado, 29 de março:
- Com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos
- Jorge Sobrado (Vice-Presidente da CCDRN)
- António Durães (Ator/Encenador)
- António Mota (Escritor/Comentador)
Chefs:
- António Pinto, António Queiroz Pinto e Rui Martins
Moderação:
- Fernando Alves
As inscrições estão abertas e sujeitas à disponibilidade de lugares. Para mais informações, os interessados devem consultar os canais oficiais do evento.