CULTURA. A Casa da Granja – Espaço Cultural e Museológico prepara-se para receber, no próximo dia 22 de março, às 16h, a inauguração da exposição fotográfica “Dacabalo do Aire”, de Plácido López Rodríguez. No mesmo evento, será também apresentado o livro homônimo, que conta com textos de Clara Martín e fotografias de Plácido López Rodríguez.
A exposição, que estará patente até 10 de maio de 2025, conta com curadoria de Verónica Teixeira Pinto e integra uma seleção de 30 fotografias em preto e branco. As imagens ilustram os textos de Clara Martín, cujas narrativas transitam entre tradições orais e a linha tênue que separa lenda e realidade. Este projeto sinestésico entre texto e imagem é descrito como um convite à reflexão sobre a essência do ser, explorando passado e presente de forma simbiótica e poética.

O trabalho de Plácido desafia os limites da fotografia como forma de arte, trazendo uma abordagem psicológica intensa e narrativa visual profundamente cinematográfica. Sua habilidade em captar “a traição do tempo” e momentos fugazes transforma as fotografias em testemunhos atemporais, universais e altamente artísticos.
SOBRE OS ARTISTAS
Plácido López Rodríguez, nascido em 1954, em Gomesende, Ourense, é um fotógrafo consagrado cuja trajetória abrange mais de cinco décadas. Suas obras já foram expostas em importantes festivais e galerias, como PhotoEspaña e Outono Fotográfico, e fazem parte de coleções em Espanha e Cuba. Além disso, já colaborou extensivamente com a imprensa e publicou livros aclamados, entre eles “Dacabalo do Aire”.
Clara Martín, escritora e artista plástica, destaca-se pelas suas histórias premiadas e envolventes. Nascida em Verín, Ourense, tem explorado a fusão entre literatura e outras formas de arte, produzindo textos teatrais, contos e colagens. “Dacabalo do Aire” é mais uma amostra de sua capacidade de unir tradição e modernidade em narrativas cativantes.