SEGURANÇA. A visita decorre a convite do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, e terá lugar nos Paços do Concelho
A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, desloca-se a Baião nesta quinta-feira, 20 de março, para oficializar o avanço das obras de reabilitação do Posto Territorial da GNR e assinar o contrato de cedência de alojamentos para apoio a vítimas de violência doméstica.

A câmara de Baião em comunicado enviado às redações, explica que esta deslocação “surge na sequência de uma reunião realizada em Lisboa, a 19 de novembro de 2024, na qual o autarca manifestou preocupação com a demora no processo relativo às obras do Posto da GNR”. O protocolo para estas intervenções foi homologado em outubro de 2022 pelo então Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
A requalificação do Posto Territorial tem sido uma reivindicação da autarquia ao longo dos anos. Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião “manteve diversos contactos com a tutela, reunindo-se com diferentes responsáveis” do Ministério da Administração Interna desde 2016. A concretização deste projeto, segundo o edil, “é fruto de um trabalho paciente e persistente, que se refletirá na segurança e qualidade de vida da população”.

Com esta visita ministerial e a assinatura dos contratos, “fica garantido o avanço de um projeto essencial para a segurança e bem-estar da comunidade baionense”, acredita a autarquia baionense.
O autarca de Baião, destaca a importância deste avanço para melhorar as condições de trabalho dos agentes da GNR e garantir um serviço mais eficiente à população. “O avanço das obras permitirá dotar o Posto Territorial de Baião de condições dignas para o desempenho da missão dos seus efetivos”, afirmou.
Paulo Pereira, sublinha a “parceria virtuosa” entre a autarquia e a Guarda Nacional Republicana, lembrando que a edilidade já realizou várias ações para apoiar a GNR, tais como melhorias no quartel, pavimentação do estacionamento e fornecimento de equipamentos de proteção individual durante a pandemia. “Estamos atentos e comprometidos com as necessidades da GNR de Baião”, reforçou.
.