FOTOGRAFIA. Concurso homenageou o ensaísta, crítico de arte, poeta e escritor Alexandre Pinheiro Torres. Vencedor já tinha arrecadado o primeiro prémio em 2023.

O fotógrafo António José Santos Cunha, natural de Chaves, foi o grande vencedor do Prémio Eduardo Teixeira Pinto | 9.º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2024/2025.
O concurso, que visa promover a arte fotográfica e homenagear figuras ilustres de Amarante, contou com a participação de 226 concorrentes, nacionais e estrangeiros, que apresentaram um total de 678 fotografias.
O segundo lugar foi atribuído a Ana Paula Mirandez Dias, também de Chaves, enquanto António Alves Tedim, de Moreira da Maia, conquistou o terceiro prémio. O júri distinguiu ainda três menções honrosas, entregues a Joana Maria Durães Batista (São João da Madeira), Paulo Alexandre da Costa Fernandes (Viana do Castelo) e Paulo Jorge Teixeira (Amarante).

Nesta edição, o concurso homenageou o ensaísta, crítico de arte, poeta e escritor Alexandre Pinheiro Torres, dando continuidade à tradição de destacar personalidades amarantinas que contribuíram para o património cultural da cidade. Desde a sua criação, em 2016, o concurso já homenageou figuras como Teixeira de Pascoaes, Eduardo Teixeira Pinto, Amadeo de Souza-Cardoso e Agustina Bessa-Luís.
O Prémio Eduardo Teixeira Pinto | 9.º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2024/2025 foi organizado pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto e pela União de Freguesias de Amarante. A organização agradeceu a todos os participantes pela “elevada qualidade dos trabalhos apresentados” e reafirmou o compromisso de “continuar a valorizar a fotografia e as personalidades marcantes da cidade de Amarante”.