Amarante apoia famílias com programa de vacinação infantil contra o Rotavírus

SAÚDE. Câmara de Amarante lança programa de vacinação infantil com apoio de 100 euros por família

A Câmara Municipal de Amarante anunciou o lançamento de um programa de vacinação infantil contra o rotavírus, beneficiando até 302 crianças com idade inferior a dois anos. A iniciativa permitirá uma poupança de 100 euros por criança, representando um investimento municipal de 31 mil euros.

A vacina protege contra o rotavírus, um dos principais agentes causadores de gastroenterites graves em bebés e crianças pequenas. A infeção pode provocar diarreia intensa, vómitos, febre e desidratação severa, podendo resultar em hospitalização e, em casos extremos, até à morte.

Embora a vacina contra o rotavírus faça parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV), a sua administração gratuita é restrita a crianças pertencentes a grupos de risco, como bebés prematuros, recém-nascidos de baixo peso ou portadores de doenças graves diagnosticadas antes do início da imunização. Para as restantes crianças, a vacina não é comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo recomendável consultar o médico assistente ou pediatra para avaliar a sua necessidade caso a caso.

O Programa de Apoio à Vacinação Infantil foi apresentado no Salão Nobre da autarquia, numa cerimónia que incluiu a assinatura de protocolos com as farmácias aderentes. Integrado no Regulamento Municipal de Apoio à Vacinação Infantil, o projeto visa apoiar as famílias residentes no concelho, garantindo a comparticipação no custo da vacina contra o rotavírus para crianças com até 52 semanas de idade.

O apoio contempla a comparticipação até ao custo total de duas doses da vacina. Para beneficiar do programa, os interessados devem submeter o pedido através da plataforma forms.cm-amarante.pt, anexando a prescrição médica e o comprovativo de domícilio fiscal da criança e de pelo menos um dos pais, representante legal ou responsável pela guarda.

As candidaturas serão analisadas num prazo máximo de cinco dias úteis. “Após a aprovação, o requerente receberá uma notificação, que deverá ser apresentada numa das farmácias protocoladas para o levantamento da vacina”, explicou fonte municipal.

A aquisição das vacinas deverá ser feita exclusivamente nas farmácias aderentes ao programa, nomeadamente: Farmácia Central, Farmácia Costa, Farmácia Cristal Center, Farmácia da Ponte, Farmácia de Amarante, Farmácia de São Pedro, Farmácia do Arquinho, Farmácia do Campo da Feira, Farmácia Nova da Vila, Farmácia Prestígio e Farmácia São Gonçalo.

António Orlando

Next Post

Unidade Móvel de Saúde regressa a Baião com um mês de atraso e novas valências no Dia Mundial da Saúde

Sex Abr 4 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.