GASTRONOMIA. O evento, já uma referência na região, tem como principal objetivo promover os sabores tradicionais locais, numa celebração da gastronomia e dos vinhos baionenses.
A vila de Baião prepara-se para receber a partir desta sexta-feira e até domingo, 6 de abril, a 19.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião.

Este é simultaneamente um convite e um desafio para os amantes da boa cozinha: viver uma verdadeira experiência gastronómica com todos os condimentos, onde se destacam os sabores tradicionais, preparados de forma genuína.

Com cerca de três dezenas de expositores, os visitantes poderão adquirir e degustar produtos de confecção artesanal, numa mostra que valoriza a qualidade e a tradição. Para os apreciadores da cozinha portuguesa, os restaurantes presentes irão servir pratos típicos como o genuíno Cozido à Portuguesa, o Arroz de Moira com Grelos e o irresistível Pastelão de Salpicão.
As iguarias gastronómicas são acompanhadas por vinhos de excelência, em especial os produzidos com a casta Avesso, característica da sub-região de Baião.

Além da vertente gastronómica, o certame oferece uma programação cultural rica e diversificada, com momentos de animação proporcionados por grupos e artistas que prometem transformar o recinto da feira num espaço de convívio e celebração, ideal para encontros entre amigos, familiares e visitantes.

A Feira do Fumeiro de Baião afirma-se, assim, como um dos eventos mais emblemáticos do concelho, promovendo a sua identidade cultural, social e económica.