Os oradores trazem assim para debate um tema pertinente e atual, abordando os impactos, desafios e soluções inerentes e ainda algumas ferramentas para a transformação deste fenómeno.

Este encontro é destinado a professores e toda a comunidade e será reconhecido como ação de curta duração pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Amarante e Baião.
O primeiro dia do evento vai ser dedicado à “Mudança climática e mobilidade humana”, com os contributos de Pedro Portugal; de Paulo Fernandes, Carla Semedo e ainda Célia Bastos. Ainda a 11 de abril vai discutir-se “Para além das fronteiras no mundo global” com a participação de Filipe Duarte Santos; João Ferrão; Rui Marques e Alexandre Carvalho.
Já no sábado, 12 de abril, é tempo de falar sobre “Fronteiras na Era das migrações climáticas”, com a ajuda de Emídio Sousa, Margarida Liberato; Bruno Gonçalves; João Joanaz de Melo e José Maria Pimentel.
O quarto e último painel é dedicado às “Ferramentas para a transformação” e conta com as participações de Carlos Frederico “Lito Spencer”, Nuno Ribeiro e Marisa Naia. Grécia Rodriguez e Leonardo Albuquerque farão uma abordagem conjunta sobre o Projeto Educativo “Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil”, da Associação “Soy Niño, Sou Criança” que coordenam.