Projeto municipal “Amarante a Cuidar de Quem Cuida” distinguido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, destacando-se pelas práticas exemplares no suporte aos cuidadores informais e beneficiando mais de 230 pessoas desde 2019.
A Câmara de Amarante foi agraciado com o Selo de Ouro pela sua iniciativa “Amarante a Cuidar de Quem Cuida”, no âmbito da 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), organizada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

O reconhecimento “valoriza práticas inovadoras e medidas exemplares” de apoio aos cuidadores informais, destacando-se como um dos projetos de referência em 2023 e 2024.
Desde 2019, o projeto já beneficiou mais de 230 cuidadores informais, disponibilizando serviços variados como formação em autocuidados, apoio psicológico, social e jurídico. Essa estrutura conta com uma equipa multidisciplinar e parcerias estabelecidas com entidades como Adesco, Agrupamento Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega, Associação Emília Conceição Babo, Cercimarante, e Santa Casa da Misericórdia de Amarante, entre outras.

Com essa distinção, Amarante junta-se aos 125 projetos já reconhecidos pelo Movimento RACCI, reforçando seu “compromisso em atender às necessidades dos cuidadores informais e fortalecer a rede de suporte local”.
Em 2024, foram premiadas 59 autarquias, sendo Amarante uma delas, agora laureada com o selo máximo de mérito.