POLÍTICA. A deslocação teve como objetivo analisar os principais desafios e oportunidades do sistema de mobilidade da região, num encontro que reuniu autarcas locais e técnicos das Autoridades de Transportes.
No âmbito do programa governamental “Mobilidade com Proximidade 2025”, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa recebeu a 8 de abril, a visita da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

Entre os temas abordados estiveram a implementação de medidas de redução tarifária nos transportes rodoviários e ferroviários, o desenvolvimento de uma rede de serviços de transporte regular prevista nos contratos de concessão, e a criação de um sistema de bilhética mais acessível e abrangente. Destaque ainda para a discussão em torno da rede de serviços de transporte flexível (LIGA) e do projeto da futura linha ferroviária do Vale do Sousa.
Pedro Machado, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, apresentou a evolução recente da mobilidade na região, sublinhando o papel da CIM como Autoridade de Transportes Intermunicipal. Destacou também a importância das políticas públicas de mobilidade iniciadas em 2019, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), e defendeu a continuidade dessas medidas para promover o desenvolvimento sustentável.

Durante o encontro, os autarcas locais partilharam as suas prioridades de investimento e apresentaram as suas estratégias municipais e intermunicipais, alinhadas com o novo programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivo de Passageiros (Incentiva +TP).
A visita terminou com a intervenção de Cristina Pinto Dias, que sublinhou a relevância de ouvir os autarcas de todo o país para ajustar as políticas públicas de mobilidade às competências das Autoridades de Transportes, a nível municipal, intermunicipal e inter-regional.