A partir de agora, deixa de ser necessário deslocar-se a um balcão de atendimento para renovar o cartão de cidadão. O pedido pode ser feito online, através da aplicação gov.pt, que também passa a possibilitar o acesso às faturas sem papel e o envio de notificações eletrónicas.

As novas funcionalidades da aplicação do Governo, lançada no final do ano para uniformizar os canais de atendimento dos serviços públicos, foram apresentadas na quarta-feira pela Agência de Modernização Administrativa (AMA) durante o evento “PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal”.
“Se precisar de renovar o cartão de cidadão, agora pode fazê-lo de forma rápida e prática através da aplicação gov.pt”, informou a AMA, num comunicado que revela que a aplicação foi descarregada mais de 3,5 milhões de vezes desde que foi lançada, a 26 de dezembro de 2024. Além da renovação do documento “de forma digital e sem necessidade de deslocações presenciais”, a aplicação móvel pode enviar notificações da Administração Pública para os cidadãos, empresas e entidades.
Carteira digital com 22 documentos
Além de permitir agilizar alguns processos administrativos e burocráticos, a ferramenta criada pela AMA funciona como uma carteira digital, onde é possível guardar 22 documentos oficiais, entre os quais o próprio cartão de cidadão, a carta de condução ou o seguro automóvel. Segundo a agência tutelada pelo Ministério da Juventude e Modernização, a aplicação “continuará com novas funcionalidades em desenvolvimento, para assegurar a maior eficiência no acesso aos serviços públicos”.
Para utilizar a aplicação móvel, o cidadão necessita de ter a chave móvel digital, que pode ser ativada através da própria aplicação. A chave móvel digital é um meio de autenticação digital certificada pelo Estado, que associa um número de telemóvel ao cartão de cidadão, que permite aceder a vários portais públicos e assinar documentos online.