DESPORTO. Rali Terras D’Aboboreira 2025 promete espetáculo nos trilhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses
O Rali Terras D’Aboboreira regressa nos dias 2 e 3 de maio de 2025 com uma estrutura renovada, reforçando a espetacularidade das suas emblemáticas classificativas em pisos de terra através dos territórios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. A prova, organizada pelo Clube Automóvel de Amarante (CAA), volta a integrar o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e será também a etapa de abertura do FIA European Rally Trophy.

Com um traçado competitivo e paisagens de cortar a respiração, a edição 2025 promete uma lista de inscritos de nível internacional, atraindo inclusive pilotos do WRC2 e a confirmação da presença de um Rally1. “Acreditamos que a edição de 2025 será ainda melhor que a de 2024”, destacou António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante.
Entre as estrelas nacionais já confirmadas estão Kris Meeke (Toyota Yaris Rally2), Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2), Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), Ricardo Teodósio (Toyota Yaris Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2), Rúbem Rodrigues (Toyota Yaris Rally2) e Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2). A eles deverão juntar-se vários pilotos internacionais, aumentando a emoção para os milhares de espetadores esperados.

O evento incluirá ainda competições paralelas como a Peugeot Rally Cup Ibérica, na sua primeira prova da temporada, e a estreia da PAST Rally3 Trophy Iberia, com os Ford Fiesta Rally3.
O rali arranca na sexta-feira, 2 de maio, com o tradicional Shakedown em Vila Boa de Quires (3,47 km). Seguem-se as classificativas de Amarante (7,72 km) — com uma secção inicial totalmente nova — e de Marco de Canaveses (6,88 km), também renovada. A noite será animada pela super-especial “Marco Rios de Emoção” (2,13 km), desenhada no centro urbano da cidade com passagem pelo Tribunal e Câmara Municipal.

O sábado, 3 de maio, reserva emoções fortes com as classificativas de Marco de Canaveses, Baião (12,72 km) — com novo percurso e sentido inverso ao de 2024 — e Marão (14,07 km), terminando junto à EN15. Depois de uma pausa, os pilotos enfrentarão novamente Amarante, Marão e o desafiante troço de Aboboreira (21,13 km), que terá a sua Power Stage como último grande momento antes da cerimónia final no centro de Amarante às 19.15 horas

Na véspera do rali, quinta-feira (1 de maio), decorrerá uma sessão de autógrafos com os principais pilotos e viaturas.