EDUCAÇÃO. A estrutura, localizada no centro da vila, tem capacidade para acolher 42 crianças até 36 meses, incluindo berçário, e será gerida pelo Grupo Cultural Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela.

A vila de Gandarela, no concelho de Celorico de Basto, inaugurou no último fim de semana uma nova creche que pretende responder às crescentes necessidades das famílias locais e dos concelhos vizinhos, como Fafe e Cabeceiras.

A inauguração, que coincidiu com a celebração dos 24 anos da elevação de Gandarela à categoria de vila, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima. O autarca destacou o papel desta infraestrutura no desenvolvimento da localidade e a aposta do município em mais e melhores serviços para atrair e fixar populações. “Este projeto é um compromisso da Câmara com a melhoria contínua da qualidade de vida das populações”, frisou.

O investimento, orçado em mais de 900 mil euros, foi parcialmente financiado pelo programa Norte 2030 e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contribuindo para o fortalecimento urbano e a coesão social da região. A cerimónia de inauguração contou também com a bênção do espaço pelo pároco local e a assinatura de um contrato de comodato com a entidade gestora.

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, elogiou o respeito pela história do local ao aproveitar as instalações da antiga escola primária para esta obra emblemática. Já o Presidente da Junta de Freguesia de Ribas, José Sousa, destacou a importância de um trabalho conjunto entre freguesias para alcançar benefícios comuns.

A abertura da creche está prevista para breve, com as inscrições a serem efetuadas na sede da entidade gestora, no edifício da Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente). O novo equipamento promete ser um marco no desenvolvimento da vila, proporcionando um futuro promissor para a comunidade local.