Celorico de Basto em exercício de emergência distrital

Proteção Civil. Celorico de Basto testou plano distrital de emergência em exercício de grande escala

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Celorico de Basto participou no Gallus Exercitium 2025, um exercício de grande envergadura que reuniu cerca de 500 operacionais e simulou a ocorrência de 400 vítimas.

O evento decorreu em Barcelos e teve como propósito a otimização do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, enfrentando os desafios impostos pelas alterações climáticas e os seus efeitos adversos.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e Autoridade Municipal de Proteção Civil, sublinhou a relevância de exercícios como este: “A segurança das nossas populações é prioritária e só pode ser garantida se estivermos munidos do conhecimento adequado para responder com a eficácia exigida em cada situação. Por isso, não descuramos a formação e treino da nossa equipa.”

A delegação de Celorico de Basto contou com o Coordenador Municipal da Proteção Civil e uma Técnica Superior, ambos integrados nas equipas de injetores de novos acontecimentos. O Coordenador Municipal esteve no Posto de Comando Operacional, enquanto a Técnica Superior colaborou num cenário de descarrilamento ferroviário.

Os Bombeiros Voluntários Celoricenses também marcaram presença, contribuindo com um veículo de comando, duas ambulâncias e um Adjunto de Comando a desempenhar funções de Oficial de Segurança. Além disso, estagiários participaram como vítimas, somando um total de dez operacionais no terreno.

Este exercício reflete o compromisso contínuo de Celorico de Basto em preparar as suas forças e agentes para responder com eficiência às emergências e garantir a proteção das populações.

António Orlando

Next Post

CCDR-N avalia prejuízos causados pelos incêndios em Baião

Qua Abr 23 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.