AMBIENTE. Alerta para elevada concentração de pólen no ar a partir de sexta-feira
A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) emitiu esta quinta-feira um alerta para os doentes alérgicos, prevendo-se uma elevada concentração de pólen na atmosfera a partir de sexta-feira, 26 de abril, até ao dia 1 de maio, em todo o território de Portugal continental.

De acordo com o boletim polínico da SPAIC, referente à semana de 25 de abril, as regiões mais afetadas serão Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Litoral, Beira Interior, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve, onde os níveis de pólen no ar se mantêm elevados.
A presença de pólen atmosférico deve-se sobretudo a árvores como o cipreste, pinheiro, bétula, carvalho, sobreiro e azinheira. Entre as ervas, destacam-se as gramíneas, tanchagem, azeda, urtiga e urticáceas, todas com elevado potencial alergénico.
A SPAIC aconselha os indivíduos com sensibilidades respiratórias a adotarem medidas preventivas, nomeadamente evitar atividades ao ar livre em períodos de maior concentração de pólen, manter janelas fechadas e utilizar óculos de sol.