Relatório e Contas de 2024 da Autarquia de Baião com “recorde de execução orçamental”

FINANÇAS MUNICIPAIS. As Contas da Câmara de Baião em 2024, registaram um valor recorde de 27 milhões de euros de execução orçamental. Os documentos de gestão foram aprovados por maioria na Assembleia Municipal. O Partido Social Democrata votou contra. Os votos favoráveis foram da bancada do Partido Socialista e de todos os Presidentes de Junta presentes. Houve ainda três votos contra e uma abstenção por parte de deputados do PSD.

Os documentos – Relatório e Contas de 2024 – apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, demonstraram uma evolução de quase 2 milhões de euros face a 2023. Cerca de metade do orçamento foi destinado às Funções Sociais, “refletindo o compromisso do Executivo com as pessoas, consideradas prioridade máxima”, começou por garantir o autarca. Paulo Pereira destacou “projetos estruturantes e simbólicos”, concretizados ou em andamento, “que têm impacto em todo o território e contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos baionenses”, explicou.

Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, explicou as contas da sua gestão à Assembleia Municipal

Paulo Pereira também ressaltou o “esforço” na captação de Fundos Comunitários, que asseguraram investimentos globais de 18 milhões de euros. “Este desempenho reflete a gestão rigorosa e a saúde financeira do município, fundamentais para a viabilização de projetos importantes para o concelho”, garantiu Edil.

Ana Raquel Azevedo, líder do PSD e candidata à Câmara, anunciou o voto contra dos social democratas ao Relatório e Contas

Compromissos Executados a 92%

Outro destaque foi a elevada taxa de execução de compromissos, atualmente em 92%, de acordo com o “Compromissómetro” disponível no site da autarquia. Esta ferramenta permite acompanhar em tempo real a concretização das propostas eleitorais do mandato 2021-2025. O Presidente também reiterou o cumprimento de compromissos com diversas entidades locais, que desempenham papéis ativos no desenvolvimento do concelho.

O Presidente da Assembleia Municipal, Armando da Fonseca presidiu aos trabalhos

Revisão do PDM e outros temas

Na sessão, foi ainda aprovada, por maioria, a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), concluindo um processo iniciado em 2019. O novo PDM será publicado em Diário da República, refletindo as atualizações impostas por alterações legislativas e garantindo uma gestão territorial mais eficiente.

No Período de Antes da Ordem do Dia, foram apresentados o Relatório Anual de Atividades da CPCJ de Baião e votos de louvor e pesar. O destaque foi para a Associação Desportiva de Ancede, reconhecida unanimemente pela conquista do primeiro lugar no Campeonato Distrital de Futebol, e um Voto de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco, também aprovado por unanimidade.

António Orlando

Next Post

Abispa-te p’ró Penedo Rachado, celebração da tradição no "Primeiro de Maio"

Ter Abr 29 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.