O Dia da Mãe é celebrado assinalado, no este domingo, a 4 de maio. Conheça a história desta data especial.
A história do Dia da Mãe remonta à antiguidade. Na Grécia Antiga, a entrada da Primavera era dedicada a Rhea, mãe dos deuses, enquanto os romanos homenageavam Cibele, considerada a mãe de todos os deuses, em cerimónias realizadas no início de março. Contudo, a versão moderna desta data nasceu nos Estados Unidos da América, no início do século XX, graças à iniciativa de Ann Jarvis. Abalada pela perda de sua mãe na Guerra Civil, Ann lançou um movimento para criar um “Dia Nacional das Mães”. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de maio como feriado nacional nos EUA.

Curiosamente, Ann Jarvis acabou por se afastar do movimento devido à crescente comercialização da data, que, mesmo assim, se espalhou globalmente. Atualmente, o Dia da Mãe é comemorado em quase todo o mundo, embora em dias distintos, variando conforme as tradições locais.
Em Portugal, a celebração começou na década de 1950, inicialmente associada ao dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição. Mais tarde, a data foi alterada para o último domingo de maio, devido às solenidades litúrgicas, até se fixar no primeiro domingo de maio, na década de 1970.
Hoje, o Dia da Mãe é uma data que movimenta o comércio, sendo comparado ao Dia de São Valentim em termos de importância económica. Nos EUA, por exemplo, é a segunda ocasião mais lucrativa para o comércio, atrás apenas do Natal, com cada norte-americano gastando, em média, 180 dólares em presentes.
Independentemente da data em que se celebra em diferentes partes do mundo, o Dia da Mãe permanece como uma oportunidade especial para homenagear as mães e expressar carinho e gratidão.
Feliz Dia da Mãe a todas as mães!