Regresso à Escola para reescrever histórias de vida

INCLUSÃO. Deixaram os estudos para ajudar em casa ou trabalhar no têxtil. Programa da EPIS em Sande, no Marco de Canaveses, permite às mães retomarem percurso escolar.

Na Escola EB 2/3 de Sande, Marco de Canaveses, mulheres que abandonaram os estudos na infância para trabalhar e cuidar das famílias estão agora a regressar à escola para obter mais qualificações.

O projeto Mães EPIS – Empresários Pela Inclusão Social visa aumentar a escolaridade e empregabilidade dessas mães, reconhecendo a importância da sua educação para o sucesso dos filhos.

A iniciativa tem apoio da escola e de assistentes sociais, e já beneficiou 160 mulheres.

A escolarização na região melhorou significativamente ao longo dos anos, passando de 30,2% em 1991 para 98,3% em 2021 entre jovens de 15 a 17 anos. Além da qualificação, o projeto incentiva a autoestima e integração social dessas mulheres, muitas das quais vivem em isolamento devido à emigração dos maridos.

António Orlando

Next Post

ADC Várzea do Douro inicia com vitória apuramento de Campeão da Honra AFP

Seg Mai 5 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.