EDUCAÇÃO. Evento decorreu no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e distinguiu os melhores leitores desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário.
O Auditório do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, foi palco da fase intermunicipal do concurso de leitura “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, uma iniciativa cultural que reuniu cerca de 120 alunos oriundos de 11 municípios da região.

Este encontro literário, promovido com o objetivo de incentivar a leitura e a criatividade entre os mais jovens, contou com a participação de alunos dos concelhos de Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Resende.

Através de provas orais, os estudantes do 1.º ciclo ao ensino secundário foram desafiados a reinventar histórias e a construir novas narrativas a partir de obras literárias previamente selecionadas.
Vencedores por Ciclo de Ensino
- 1.º ciclo: “O Caracol e os Trevos”, de António Mota — Francisca Rodrigues (Resende)
- 2.º ciclo: “Seis Contos”, de Eça de Queiroz — Mafalda Oliveira (Lousada)
- 3.º ciclo: “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes — Gonçalo Canastra (Paços de Ferreira)
- Ensino secundário: “Fanny Owen”, de Agustina Bessa-Luís — Gonçalo Pacheco (Paços de Ferreira)
O júri da competição foi composto por figuras ligadas à literatura: o escritor António Mota, a representante da Fundação Eça de Queiroz Sandra Melo, e a escritora Carina Novo.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, da vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e do diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota.
“A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação e do conhecimento. Todos os alunos aqui presentes são já vencedores.”
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião

O momento cultural ficou completo com uma atuação musical de alunos do Conservatório de Música de Baião, que interpretaram peças em acordeão, proporcionando um ambiente de celebração da cultura e da juventude.
